Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Saúde recebe 1ª remessa...

Saúde recebe 1ª remessa de doses para a imunização de bebês e reforça a importância da vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina recebeu nesta sexta, dia 11, a primeira remessa com 34 mil doses da vacina Pfizer para a vacinação de cerca de 11 mil bebês e crianças de seis meses a dois anos. A data de distribuição para os municípios está sendo avaliada.

O esquema vacinal contra a Covid-19 é de três doses. Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, o estado deve armazenar o material para aplicação de todas as doses, já que não há previsão de recebimento de novas remessas. Em Santa Catarina, a população estimada nesta faixa etária é de 244,6 mil crianças.

Embora o Ministério da Saúde tenha recomendado a vacinação, neste primeiro momento, apenas de bebês e crianças com comorbidades, o estado de Santa Catarina e os municípios catarinenses optaram por não limitar a vacinação e iniciar a aplicação de doses de forma escalonada: em bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias; depois em bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias; e, por fim, em crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias.

Importante destacar que bebês e crianças com comorbidades confirmadas terão prioridade na vacinação, independentemente da idade.

Com a confirmação, na última quarta, dia 9, da circulação da sublinhagem Ômicron do Coronavírus em Santa Catarina, a Secretaria de Saúde emitiu um alerta reforçando a importância de completar o esquema vacinal para a prevenção de agravamento, hospitalizações e óbitos pela Covid-19.

A sublinhagem tem contribuído para o aumento do número de casos da doença, por causa de sua alta capacidade de transmissão em relação às outras sublinhagens. Por esse motivo, completar o esquema vacinal é de extrema importância para a proteção individual e coletiva.