Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Saúde realiza levantamento técnico...

Saúde realiza levantamento técnico do terreno da Policlínica Regional de São Miguel do Oeste

O terreno onde será construída a Policlínica Regional de São Miguel do Oeste foi avaliado nesta segunda-feira, 17, pelo coordenador do Pacto pela Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ivanor Bez e pelo gerente de obras, engenheiro civil e sanitarista, Wesley Cardia. Foram realizadas reuniões na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste e no Hospital Regional do Extremo Oeste (HRE) Terezinha Gaio Basso e também visitas ao terreno previsto para a obra. A Policlínica faz parte do Pacto pela Saúde e tem previsão de investimento de R$ 5 milhões.

Estão sendo analisados dois locais ao lado do HRE. Após a visita dos profissionais da Secretaria de Estado, o próximo passo será encaminhar informações do subsolo, topografia e a avaliação da capacidade de suporte para obras dos pontos previstos para a construção. O coordenador do Pacto pela Saúde, Ivanor Bez, menciona que o valor de investimento pode variar. “Isso vai depender do terreno de cada Policlínica, por isso estamos realizando essas avaliações”, confirma.

O coordenador também frisa que a Policlínica Regional em São Miguel do Oeste tem vários pontos favoráveis para sua construção. “O terreno já é do Estado, os dois pontos são excelentes para a obra e estão próximos ao Hospital Regional e ao Samu”, observa. Conforme o gerente de Obras da SES, Wesley Cardia, os projetos padrões das Policlínicas Regionais já estão sendo realizados. “Os mesmos serão, posteriormente, adaptados de acordo com os terrenos em que serão executadas as obras.”

O secretário Regional, Volmir Giumbelli, lembra que a Policlínica irá ampliar o atendimento da Saúde na região do Extremo Oeste. “Já apresentamos o estudo que apontam as especialidades que ainda são necessidades para os municípios”. Foram indicadas mais 30 especialidades no estudo feito em parceria com o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde. Entre as principais, se destacam a Ressonância Magnética, Ecopler, Neurologia, Geriatria, Dermatologia, Mastologia, Psiquiatria, Endocrinologia e Rematologia.

As reuniões e avaliação do terreno também foram acompanhadas pelo diretor geral, Vilson Bratkowski; o gerente Regional de Saúde, Alencar Barbieri, o gerente de Infraestrutura, André Dahmer; o diretor geral do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Valmor Busnello; o diretor adjunto, Marcio Sottana e o engenheiro civil do HRE, Fernando Roberto Vidor.

Sobre o Pacto pela Saúde
O programa específico para a Saúde faz parte do Pacto por Santa Catarina, que prevê a aplicação de recursos em setores básicos de atendimento à população como Infraestrutura, Segurança Pública, Educação, entre outros. O Pacto pela Saúde é uma ação de reestruturação do setor que traz novos conceitos de gestão e de organização do sistema de saúde no Estado. O programa vai atacar duas frentes. A primeira será a construção, ampliação e reforma dos hospitais regionais e serviços de alta resolutividade com a construção de 10 policlínicas, com 2,5 mil metros quadrados cada, e a reforma de outras 11 unidades. 

Mais informações
Gisele Vizzotto
Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
(49)8801-4794 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support