Saúde realiza bloqueio vacinal contra a raiva em Joinville
Começou em Joinville, no Norte do estado, um bloqueio vacinal contra a raiva.
As ações de prevenção à doença acontecem no bairro Paranaguamirim, após a identificação do vírus em amostra coletada de um cachorro do local.
A partir do resultado positivo, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) encaminhou os materiais necessários para a Gerência Regional de Saúde de Joinville e prestou apoio técnico para realização do bloqueio vacinal.
A médica veterinária da DIVE/SC Alexandra Schlickmann Pereira explica como funciona a ação e dá outras orientações de prevenção à doença:
SONORA
A raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos, inclusive o homem, quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambida do animal.
O vírus ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução, e a única forma de prevenção é por meio da vacina.
A população deve ficar atenta ao comportamento estranho dos animais, como alteração de comportamento, inquietação, aumento de agressividade, paralisias dos membros e medo da luz, que devem ser comunicadas para a Secretaria de Saúde do município.
Mais informações sobre prevenção e combate à doença estão no site estado.sc.gov.br/noticias.
Repórter: Marcos Lampert