Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Saúde monitora casos de...

Saúde monitora casos de doenças diarreicas

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina se reuniu com órgãos municipais da Saúde de Florianópolis e Itajaí para discutir as estratégias de vigilância diante do crescimento de casos de doenças diarreicas agudas.

Serão coletadas amostras de três a cinco vezes por semana em cada município e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina para identificar a causa do surto e entender o perfil epidemiológico no estado.

O infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Fábio Gaudenzi, explica que doenças diarreicas agudas são causadas por diversos fatores:

SONORA

A Secretaria da Saúde ressalta que não há obrigatoriedade de notificação de todas as ocorrências no caso das doenças diarreicas agudas. O agravo é monitorado por meio das unidades de saúde.

Para prevenir este tipo de doença é importante lavar as mãos com frequência, beber água filtrada, tratada ou fervida, não consumir alimentos fora do prazo de validade, evitar o consumo de alimentos crus ou malcozidos, não tomar banho em praias impróprias e higienizar alimentos, superfícies e utensílios.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support