Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Saúde monitora 217 casos...

Saúde monitora 217 casos relacionados ao acidente de São Francisco do Sul

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando análise preliminar dos 217 casos notificados relacionados aos problemas de saúde decorrentes do acidente no armazém de fertilizantes em São Francisco do Sul.

Segundo o diretor da DIVE, Fábio Gaudenzi, a maioria dos pacientes apresentou sintomas leves e irritativos das vias aéreas, sendo que apenas um foi internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os sinais e sintomas mais frequentes foram irritação respiratória (54,4%) e ocular (53,9%). Há também notificação de dores de garganta (em 47,5% dos casos), dores de cabeça (39,2%), náuseas (35,5%), vômito (18,0%) e parestesia de extremidade ou perda de sensibilidade na região do corpo atingida (1,4%).

Pouco mais da metade das intoxicações ocorreram em mulheres. A idade média foi de 34 anos, sendo registrados pacientes menores de um ano até mais de 60 anos. Os casos estão sendo monitorados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica municipal e estadual e pelo Programa Estadual de Vigilância das Intoxicações e Unidade de Resposta Rápida.

Análises da Água
A Secretaria de Estado da Saúde também está monitorando a água de São Francisco do Sul por meio da Gerência de Saúde Ambiental, vinculada à Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS). Na segunda-feira, 30, ficaram prontos os primeiros resultados da análise de água coletada em São Francisco do Sul.

As amostras de água foram coletadas na última sexta-feira (27) e sábado (28), em quatro pontos próximos ao local do acidente. As análises estão sendo realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), baseadas em procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Em relação às amostras obtidas no dia 27, os resultados ficaram dentro do limite estabelecido para nitrato (Ponto 1: 0,7mg/L; Ponto 2: 1,0mg/L; Ponto 3: 1,1mg/L e Ponto 4: 0,5mg/L). O limite estabelecido pela legislação é de 10mg/L.

Para Nitrogênio Amoniacal, os resultados foram inferiores a 0,3mg/L em todas as amostras. O limite da legislação é de 1,5mg/L. Ainda estão sendo realizados testes com a água coletada no dia 28 de setembro.

A Diretoria de Vigilância Sanitária está monitorando a situação em conjunto com técnicos municipais e órgãos ambientais.

O acidente
Na noite de terça-feira, 24/09, uma carga de fertilizante à base de nitrato de amônia sofreu uma reação química em um galpão distante dois quilômetros do Porto de São Francisco do Sul, provocando uma grande nuvem de fumaça. No galpão estavam armazenadas cerca de 10 mil toneladas de fertilizantes. Desde o início, as ações foram concentradas na retirada das pessoas dos imóveis localizados no entorno do local.

A reação química foi interrompida às 6h08 desta sexta-feira, 27/09. A situação só foi controlada com o resfriamento do galpão. Foram 200 bombeiros trabalhando na operação que durou quase 60 horas. 

Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br