Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Saúde faz alerta sanitário...

Saúde faz alerta sanitário e epidemiológico sobre as chuvas

Com chuva forte em Santa Catarina neste final de semana, a Secretaria de Estado da Saúde alerta para os cuidados sanitários e epidemiológicos. As diretorias de Vigilância Epidemiológica e Sanitária chamam atenção para ações que podem ser adotadas antes de enxurradas e cuidados básicos no consumo de alimentos, água e doenças que podem ser causadas pelas enchentes.

Foto: James Tavares/Secom

>>> Veja mais imagens na galeria de fotos

Populações que se sintam mais vulneráveis a problemas com as chuvas podem adotar medidas de prevenção, como estarem atentas a abrigos em locais altos e secos e desligar aparelhos elétricos. Em situações que inspirem mais cuidados, até mesmo guardar documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido. 

Cuidados para que o lixo não se espalhe. Coloque os resíduos em locais não sujeitos à água. No caso de alagamentos, a Vigilância Sanitária adverte que todo alimento que ficar submerso ou umedecido não deve ser consumido, mesmo que esteja em embalagem plástica ou enlatada.

E a Vigilância Epidemiológica ressalta o cuidado com uma maior possibilidade de aparecimento de aranhas, cobras e ratos ao movimentar objetivos, móveis e utensílios.

Em relação a doenças, uma das maiores preocupações é a leptospirose, causada por bactérias presentes na urina do rato. Orientações fundamentais são evitar o contato com água e a lama das enchentes, usar somente água fervida ou tratada com cloro para beber e impedir que crianças brinquem em locais que possam estar contaminados com a urina de ratos. A ingestão de água contaminada acarreta risco de contrair hepatite A, diarreias e outras doenças.

Força-tarefa
O governo do Estado de Santa Catarina montou uma força-tarefa para orientar e auxiliar a população. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e inundações. Os mapas meteorológicos indicam tempo instável com acúmulo de 300mm a 330 mm. Na prática isso representa que em três dias vai chover o dobro do esperado para o mês inteiro de setembro.

Nas regiões costeiras, os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. Podem ocorrer inundações pela maré astronômica de sizígia – ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta) -e chuvas, especialmente nas madrugadas e tardes de sexta e de sábado. Entre domingo e segunda-feira a maré astronômica diminui, mas o vento sul pode continuar dificultando o escoamento das águas.

Orientações
Em caso de inundações e alagamentos, a Defesa Civil orienta a população a evitar o contato com a água e transitar em lugares alagados e pontes submersas. É importante tomar cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Em tempestades com descargas elétricas e vento, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Quanto a possíveis deslizamentos de terra, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

As defesas civis e órgãos estaduais das regiões Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul, onde há maior confirmação de risco de alagamentos, já foram mobilizadas pela Defesa Civil estadual e estão preparadas para atender a população. “A equipe da Defesa Civil estadual está em estado de alerta e concentrada na previsão do tempo em todo o estado”, explica o diretor de Prevenção e Preparação da Defesa Civil, Fabiano de Souza.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

Leia mais
>>> Saúde entrega ambulâncias 4×4 para municípios com risco de enchente
>>> Celesc reforça atendimento para atender ocorrências no Estado
>>> Governo monta força-tarefa para atender a população
>>> A situação dos municípios até o fim da manhã de sábado, dia 21

Mais informações para a imprensa
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Defesa Civil de SC no (48) 4009-9816 ou diretamente com os assessores de imprensa.
Assessoria Defesa Civil – (48) 9159-0445
Gerente de imprensa Governo SC, Jacqueline Iensen – (48) 9147-6761
Assessoria Saúde – Ana Paula Bandeira – (48) 9113-6065
Portal do Governo e Redes Sociais – Gisiela Klein – (48) 8843-5439

Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa. As fotos estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa.

Acompanhe também pelas redes sociais:
facebook.com/governosc
@Secom_SC

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support