Saúde em Obras: reformas resgatam prédios históricos do Hospital Santa Teresa
As obras de reforma e melhorias dos hospitais da Grande Florianópolis prosseguem proporcionando um ambiente mais saudável e seguro para pacientes e servidores. O Hospital Santa Teresa, localizado em São Pedro de Alcântara, é uma das unidades que está passando por transformações.
Reconhecido como a principal referência em doenças dermatológicas em Santa Catarina, encontra-se em curso na unidade a renovação completa do Centro de Convivência, um espaço importante por promover a interação entre os pacientes internados nas diversas clínicas e especialidades. O hospital também passará por melhorias em outras duas edificações: o prédio destinado à Terapia Ocupacional e a Casa dos Enfermeiros e Médicos. Para simplificar a logística, as obras serão realizadas sequencialmente, uma após a outra.
José Augusto da Silva Velho, diretor do Hospital Santa Teresa, destaca a importância de preservar a estrutura arquitetônica dessas edificações como parte integral do processo de recuperação dos pacientes.
“São obras muito relevantes para a continuidade de nossas intenções com relação ao atendimento da saúde pública da população catarinense, uma vez que resgatar a arquitetura predial dessas edificações significa resgatar a saúde das pessoas. O Centro de Convivência, por exemplo, é um local que permite agregar e aproximar as pessoas e permitir a troca e interação entre elas em um momento tão delicado de suas vidas, sempre apoiados e assistidos por nossa qualificada equipe de saúde. Parabéns a Secretaria de Saúde Carmen Zanotto e ao Governador por essa brilhante e saudável iniciativa”, avalia.
No Centro de Convivência, as obras incluem a remoção do forro, telhas e parte do madeiramento danificado, bem como a reconstrução do telhado. Além disso, estão previstas revisões nas instalações elétricas, pintura interna e externa, substituição de portas, renovação dos banheiros, reforma hidrossanitária, instalação de aparelhos climatizadores, instalação de corrimão e guarda-corpo na rampa, entre outras ações. O local possui uma área de 178,8 metros quadrados.
A próxima etapa das reformas abrangerá o prédio da Terapia Ocupacional. Com dois pavimentos e uma área total de 274,7 m², o espaço será revitalizado com melhorias na marquise, telhado, pintura de paredes e tetos, instalações hidrossanitárias para a lavanderia, renovação das instalações elétricas, além de melhorias nos banheiros, aplicação de pisos e rodapés cerâmicos, entre outras medidas.
O diretor da unidade reforça a importância do trabalho terapêutico realizado no local. “Além das trocas entre os indivíduos realizadas no espaço, há todo um trabalho terapêutico que permite ao cidadão sair do hospital com novas possibilidades, pois ali são realizadas oficinas terapêuticas de tapeçaria, artesanato e pinturas, dando ao indivíduo, várias possibilidades externas quando receber alta”, explica.
A última fase das reformas será direcionada à Casa dos Enfermeiros e Médicos, que terá toda a cobertura renovada criando um ambiente mais acolhedor para os servidores que dedicam suas vidas ao cuidado dos pacientes. A previsão de entrega das obras é para daqui a 6 meses.
Histórico
Em 2023, o Santa Teresa completou 83 anos de uma longa história de transformação, passando de um local de segregação para uma instituição referência em dermatologia. Foi Inaugurado em 11 de março de 1940, pelo então presidente Getúlio Vargas, com o propósito de proporcionar cuidados e isolamento para aqueles afetados pela hanseníase.
Atualmente, a unidade abriga seis remanescentes daquele período, que, embora tenham sido curados da hanseníase, ainda residem nas casinhas originalmente construídas para seu isolamento social. Além disso, o hospital oferece assistência a 30 pacientes na ala de psiquiatria, além do fluxo contínuo de internações em várias especialidades médicas.
O hospital possui estrutura arquitetônica peculiar formada por um pavilhão principal onde se encontram os principais leitos e diversas casinhas enfileiradas em uma área de 145,7 mil m²
O Santa Teresa se destaca por sua localização em um ambiente arborizado e rural, com uma área construída de 9,8 mil metros quadrados, no município de São Pedro de Alcântara.
Sua importância histórica está ligada tanto a sua estrutura arquitetônica, concebida seguindo os padrões da época cuja finalidade era o isolamento e o tratamento dos enfermos, quanto às práticas de sociabilidade que permitiram a essas pessoas ressignificarem suas vidas.
Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br