Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Saúde e Segurança Pública...

Saúde e Segurança Pública entram no debate do Ciclo de Palestras Estratégicas em Itajaí

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, e o delegado-chefe adjunto da Polícia Civil, Marcos Guizoni, proferiram palestras na Câmara de Vereadores de Itajaí, nesta segunda-feira, 6, no terceiro dia do Ciclo de Palestras Estratégicas de Santa Catarina. O evento é promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos e pela Secretaria Regional e a cada semana conta com a participação de dois secretários que falam sobre a atuação do Governo do Estado, metas e desafios.

 

Para o delegado-chefe adjunto, as estratégias concentram-se no aparelhamento do setor investigativo da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias, na contratação de pessoal e na infraestrutura de delegacias. Em Itajaí, a construção de um bloco com quatro pavimentos que abrigará a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, a 1ª e 2ª delegacias, a Divisão de Investigação Criminal, a Diretoria de Polícia do Litoral e o IGP representará melhor aproveitamento dos agentes e da economia com locação de imóveis. O processo licitatório está na fase de apresentação de propostas de empresas interessadas na obra. O delegado também abordou metas do governo para a redução de crimes. A secretária regional Eliane Rebello encarregou-se de encaminhar solicitações de prefeitos e demais autoridades presentes na área de segurança pública ao secretário de Estado, Cesar Grubba.

No setor da Saúde, o secretário apontou índices que destacam Santa Catarina em comparação com o restante do país: menor taxa de mortalidade, maior longevidade, líder em transplantes, menor tempo de espera por radioterapia. “A maior estratégia do governo agora é a qualificação da rede pública para redução do tempo de espera por atendimento”, destacou.  Segundo Kleinubing, o número de leitos em hospitais públicos é maior que o recomendado, mas há concentração em algumas regiões em detrimento de outras, como é o caso de Itajaí. “Estamos investindo na ampliação do Hospital Marieta para dobrar o número de leitos”, disse. A redistribuição dos serviços é o maior desafio do governo, que planeja a sustentabilidade dos pequenos hospitais e a regionalização.

Na próxima segunda-feira, 13, no mesmo local, a partir das 19h, o superintendente da região metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguichi, e o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni, proferirão palestras. O ciclo será encerrado pelo governador Raimundo Colombo em data a ser definida. 

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí
Fone: (47) 3398 5950/14 ou 9606 2636
www.sdrs.sc.gov.br/sdritajai
www.facebook.com/regional.itajai