Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Saúde e Educação se...

Saúde e Educação se unem contra o mosquito Aedes Aegypt na Regional de Jaraguá do Sul

Representantes da Educação e da Saúde do Governo do Estado e dos municípios de abrangência da Regional de Jaraguá do Sul (Guaramirim, Schroeder, Corupá, Massaranduba e Jaraguá do Sul) estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 23, para discutir novas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão das doenças Dengue, Chikungunya e Zika.

“Após debater sugestões, chegamos à conclusão de que devemos desenvolver a ação levando informação para os alunos das redes estadual e municipal para que tenhamos uma ação eficiente no combate ao mosquito. Houve por parte de todos acolhimento da nossa proposta de mudança de comportamento da população e queremos utilizar os alunos para que sejam os portadores das mudanças junto aos seus familiares e amigos”, falou o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani.

Neste primeiro mês acontecerá a capacitação dos profissionais da educação, que será feita pelos técnicos da saúde. Devem ser envolvidos alunos dos ensinos fundamental e médio.

Neste ano Jaraguá do Sul registrou quatro focos do mosquito e Guaramirim registrou três focos. Para evitar que estes números aumentem é preciso intensificar as ações. “Quando encontramos larvas nas armadilhas quer dizer que o mosquito passou por ali e teremos que inspecionar todos os imóveis em um raio de 300 metros para eliminar depósitos e a proliferação do vetor”, explicou a bióloga da Gerência de Saúde da ADR, Francine Lunelli.

A bióloga ainda destacou que as pessoas pensam que o perigo está fora de casa, mas ele está dentro de casa. “O mosquito da dengue é domiciliar”, falou.

Durante a reunião também foi consenso de que toda a sociedade civil organizada deve estar envolvida no combate, principalmente a empresarial e que o principal apoio às ações é por meio da imprensa. Os órgãos públicos estão intensificando ações de combate, mas a responsabilidade ainda é de cada um. “A responsabilidade tem que ser compartilhada. Não adianta só o órgão público passar orientação e visitar imóveis se a população não se conscientizar e não fazer a parte dela”, destacou Francine.

Conforme o secretário Floriani ressaltou ao final da reunião, outras ações e condutas podem ser tomadas a partir de sugestões e em 30 dias este mesmo grupo deve se reunir para discutir os avanços do trabalho em conjunto.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br / imprensa@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 8861-2652
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support