Saúde do Servidor: conheça os benefícios das terapias complementares
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são práticas terapêuticas reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Elas são eficazes e seguras por utilizarem abordagens que estimulam os mecanismos naturais de promoção e recuperação da saúde. A Secretaria de Estado da Administração, por meio da Diretoria de Saúde do Servidor, oferece algumas dessas práticas para promoção do bem-estar e saúde para os colaboradores da SEA.
Entre as terapias ofertadas pelo Núcleo de Saúde do Servidor da SEA está o Reiki. Este consiste na imposição das mãos para a transferência de energia, proporcionando o equilíbrio energético do corpo e mente. A terapia é realizada por uma enfermeira da Equipe Multiprofissional de Saúde do Servidor (EMSS).
A diretora de Saúde do Servidor, Jaqueline Amaral Dias, reforça o impacto positivo das terapias complementares na saúde dos colaboradores e no rendimento do trabalho: “As terapias complementares têm se mostrado grandes aliadas à promoção da saúde. Elas diminuem o estresse, a ansiedade e tensão, trazendo bem-estar e melhor desenvolvimento no trabalho, tanto na execução de tarefas quanto no relacionamento com outros colaboradores”, explica a diretora.
Benefícios das terapias
De acordo com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, esse tipo de terapia permite uma visão mais ampliada da saúde, do tratamento de doenças e da promoção do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As indicações para as terapias são embasadas no indivíduo como um todo, considerando os aspectos: físico, psíquico, emocional e social.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde instituídas hoje pelo SUS são: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.