Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Saúde divulga balanço do...

Saúde divulga balanço do dia D de vacinação contra a gripe

Quase 46 mil doses da vacina contra a influenza foram aplicadas no último sábado, 6, na população catarinense dos 206 municípios que realizaram o dia D de vacinação contra a gripe. Os dados são preliminares e estão disponíveis no Painel do Ministério da Saúde da Campanha de Vacinação contra a gripe. Acesse aqui.

Com a mobilização do dia D, o estado de Santa Catarina soma agora um total de 666.012 doses aplicadas da vacina contra a gripe na população dos grupos prioritários, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 25,92%, valor bem abaixo da meta de vacinação que é de 90%. No estado de SC, o público-alvo da Campanha é de 2.887.025 milhões de pessoas.

A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio em todo o estado. Pessoas que fazem parte de um dos grupos prioritários devem buscar um ponto de vacinação até esta data para receber gratuitamente a dose da vacina e se prevenir da doença.

Confira os grupos:

-crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
-trabalhadores da saúde;
-gestantes e mães até 45 dias após o parto;
-idosos com 60 anos ou mais;
-professores de escolas públicas e privadas;
-povos indígenas;
-pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
-pessoas com deficiência permanente;
-profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
-caminhoneiros;
-trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
-trabalhadores portuários;
-funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), Arieli Schiessl Fialho, explica que o principal objetivo da vacinação contra a gripe é evitar que pessoas, especialmente aquelas mais vulneráveis, evoluam para gravidade caso infectadas pelo vírus influenza, sejam hospitalizadas e até mesmo morram em decorrência da gripe.

A gerente ressalta ainda que a vacina contra a gripe é produzida com vírus inativado, ou seja, morto. Sendo assim, não transmite gripe aos vacinados. Ela protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B, que são os que mais circulam, e pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.

Para obter mais informações sobre locais e horários de vacinação, é importante entrar em contato com a secretaria municipal de saúde.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

Avatar
Escrito por:

NUCOM | DIVE

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support