Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Saúde amplia serviços de...

Saúde amplia serviços de ortopedia em SC com a primeira cirurgia de alta complexidade no Regional de Araranguá

Foto: Divulgação / Secom

O Hospital Regional de Araranguá, no Extremo-Sul de Santa Catarina, acaba de realizar sua primeira cirurgia de prótese de quadril, um procedimento de alta complexidade que contribui com o processo de ampliação dos serviços de ortopedia pelo estado.

“O governo tem trabalhado de forma incansável para ampliar o acesso aos serviços de saúde e levar atendimento especializado para mais perto das pessoas. Esse procedimento no Regional de Araranguá foi possível porque estamos habilitando os hospitais para as cirurgias de média e alta complexidade. O que mais importa é que os pacientes sejam atendidos sem ter que percorrer longas distâncias”, ressalta o governador Jorginho Mello.

A Política Estadual de Alta Complexidade em Ortopedia foi aprovada em fevereiro deste ano pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com o objetivo de criar novos serviços para distensionar os hospitais atualmente habilitados e promover uma ampliação da oferta de cirurgias eletivas. Nessa nova deliberação, foram habilitados seis hospitais, incluindo o Hospital Regional de Araranguá.

“Nosso trabalho é esse, ampliar serviços, dar qualidade de vida para esses pacientes. Uma pessoa que necessita uma prótese de quadril, é alguém que está muitas vezes sem caminhar, que sente dores muito fortes, precisamos resgatar esses pacientes e possibilitar que realizem a cirurgia o mais rápido possível,” explica a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. 

Com a ampliação dos serviços, pacientes como Valmor Tiscoski, que aguardava pela cirurgia desde 2021, conseguiram realizar o procedimento e recuperar a qualidade de vida. “Agora é vida normal graças a esse procedimento”, comemora.

 Hospital de Araranguá é o primeiro dos seis a serem habilitados dentro da Política Estadual de Alta Complexidade em Ortopedia a iniciar a realização das cirurgias.  Para o diretor da unidade, Kristian Souza, essa é uma grande conquista. “É um marco, é uma conquista para a nossa região porque além dos pacientes da nossa região também vamos atender pacientes da macro sul, região da Amesc e Amrec. É um momento de alegria e de gratidão a todos que fizeram parte deste projeto”, afirma.

A ortopedia é o maior grupo dentro da fila de cirurgias eletivas em Santa Catarina. Segundo dados do Programa Estadual, 21.222 pacientes que deram entrada entre o ano de 2017 e 30 janeiro deste ano aguardam pelo procedimento, sendo a maioria na Grande Florianópolis. Com a aceleração na realização desses procedimentos, já foram reduzidos 5.433 pacientes na fila.

Além do Hospital Regional de Araranguá, outros cinco hospitais foram habilitados para realização de cirurgias ortopédicas: Hospital Oase, de Timbó; Hospital Beatriz Ramos, de Indaial; Hospital Bethesda, de Joinville; Hospital São Braz, Porto União; e Hospital Pequeno Anjo, de Itajaí.

Ortopedia em números

A ortopedia consta como o maior grupo dentro da fila de cirurgias eletivas, no lançamento do Programa Estadual, constavam 26.655 pacientes aguardando pelo procedimento no período compreendido entre o ano de 2017 e o dia 30 de janeiro deste ano. Com a aceleração na realização desses procedimentos, o número já foi reduzido em 5.433 contando atualmente com 21.222

Grande Florianópolis – 5390

Norte/Nordeste – 3174

Grande Oeste – 3167

Meio Oeste – 2689

Vale do Itajaí – 2484

Foz do Rio Itajaí – 1981

Sul – 1749

Serra – 588

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support