Saúde alerta para o risco do contato com a água de alagamentos e enchentes
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) alerta sobre o risco do contato com água contaminada pelas enxurradas que atingem algumas cidades catarinenses. Além da destruição causada pelas fortes chuvas e alagamentos, após o registro de inundações aumentam os casos de leptospirose.
As águas dos alagamentos podem estar contaminadas pelo esgoto e urina do rato e provocar sérios problemas de saúde. Em alguns casos, a contaminação pode ser grave, pessoas que tiveram contato com as enchentes e apresentarem febre, dor no corpo e dor de cabeça (até 40 dias após o ocorrido) devem informar ao médico que tiveram contato com água suja.
A Dive/SC também reforça as orientações à população e aos serviços de saúde frente a ocorrência de eventos de origem hidrológica no Estado de Santa Catarina, através de Nota Técnica disponível em https://estado.sc.gov.br/noticias/
O diretor da DIVE/SC, João Augusto Brancher Fuck, traz orientações e os cuidados necessários neste período de chuvas e enchentes no estado:
SONORA