Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. SAS promove atividade em...

SAS promove atividade em alusão ao Mês da Consciência Negra

Foto: Natália Lisboa/Ascom SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Diretoria de Direitos Humanos e da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, promoveu nesta terça-feira, 28 de novembro, uma atividade em alusão ao Mês da Consciência Negra.

A programação teve como tema “O lugar da população negra na política pública de Santa Catarina” e ocorreu no hall da secretaria. Os funcionários tiveram acesso a espaços de sensibilização e poesias, além de palestras sobre a população negra em Santa Catarina. Hoje o estado tem 21 comunidades quilombolas e os negros representam 20% da população.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que é fundamental compreender e abordar o racismo não apenas como um problema social, mas também como um crime que atenta contra os direitos fundamentais e a dignidade humana. “E esse crime pode se manifestar de diversas formas, seja com palavras ofensivas, atos discriminatórios, violência e exclusão de determinados grupos. Ele não traz impactos apenas para as vítimas e sim para toda a sociedade. Por isso, precisamos dar visibilidade para esse tema, trabalhar na educação das nossas crianças e sensibilizar toda a nossa população”, disse.

Na SAS também foi montada uma exposição sobre o tema em parceria com o Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (Cepa/SC). O objetivo foi repassar informações sobre expressões racistas que não devem ser utilizadas, cultura afro-brasileira, religiosidade, a afrodescendência no Brasil, por um país sem racismo, entre outros, e contribuir para a conscientização de todos. “O racismo é uma ferida profunda que afeta vidas e comunidades, e é nossa responsabilidade combatê-lo em todas as suas formas. A conscientização é fundamental”, explica a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, Regina Suenes.

Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é lembrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011 e faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Luciane Lemos / Ascom SAS.
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support