Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. SAS participa de Seminário...

SAS participa de Seminário Internacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância em Forquilhinha

Foto: Helena Marquardt / SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participa nesta quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de abril, do Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um tributo a Zilda Arns, que está sendo realizado em Forquilhinha. O evento é na cidade natal da médica, que fundou a Pastoral da Criança e morreu em 2010, durante um terremoto no Haiti.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, destaca que a primeira infância, dos zero aos seis anos, é um momento considerado essencial para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo da criança e que o Governo de Santa Catarina está comprometido com políticas públicas para os pequenos catarinenses.

“Nosso estado tem mais de 18 mil crianças nessa faixa etária e estudos já demonstram que o investimento em políticas públicas para a primeira infância é o mais eficaz para reduzir as desigualdades na idade adulta. Ao garantir o acesso a uma educação e cuidados de qualidade durante a primeira infância conseguimos prevenir até problemas de saúde, atraso no desenvolvimento e muitos outros problemas”, explica.

O seminário é voltado para conselheiros de direitos da criança e do adolescente, conselheiros tutelares, educadores, socioeducadores, orientadores sociais, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, promotores, juízes, advogados e conselheiros de demais políticas públicas, secretários municipais, além dos demais atores do Sistema de Garantia de Direitos.

Maria Helena comenta ainda que a participação de Santa Catarina no evento é muito importante. “Fizemos questão de participar do seminário, especialmente com a Gerência de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens da SAS, porque é um momento para discutirmos a promoção, defesa, garantia de direitos de gestantes e crianças”, completa ela.

Medalha Zilda Arns

Na abertura foi entregue a Medalha Zilda Arns. O objetivo era premiar as melhores práticas voltadas para a infância e que estejam contribuindo de forma significativa para a defesa e garantia dos direitos desta fase tão importante da vida do ser humano. Os premiados foram escolhidos por uma comissão que avalia as práticas bem-sucedidas na área da primeira Infância.

Na programação estão ainda temas como a Rede de Proteção à Infância; O Direito a Convivência Familiar e Comunitária; Primeira Infância e Orçamento Criança; Planos Municipais para a Primeira Infância e o Pacto Nacional pela Primeira Infância. Também está prevista uma oficina técnica sobre planos municipais com a presença dos ministérios relacionados.

O evento é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Forquilhinha, em parceria com Unicef e Pastoral da Criança, com apoio da Rede Nacional Primeira Infância, Rede Não Bata Eduque, Fundação Abrinq, entre outros.

Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt e Luciane Lemos (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support