Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Assistência Social
  4. /
  5. SAS entrega diagnósticos municipais...

SAS entrega diagnósticos municipais da Assistência Social para prefeitos eleitos

A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participou nesta terça-feira, 5, do Fórum de Governança Municipal, realizado pela Federação Catarinense de Consórcios, Associações e Municípios (Fecam), em Balneário Camboriú. No evento a pasta entregou aos novos prefeitos eleitos em Santa Catarina um diagnóstico das Políticas de Assistência Social em todos os 295 municípios.

Inicialmente a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, falou aos gestores sobre as áreas em que a SAS tem atuação que são Assistência Social, Direitos Humanos, Segurança Alimentar e Habitação. Ela também ressaltou a importância dos gestores escolherem pessoas capacitadas para comandar as pastas municipais e principalmente da importância da aplicação correta dos recursos.

“No cofinanciamento estadual de 2024 repassamos aos municípios R$ 60 milhões e eles reprogramaram mais que esse valor, ou seja, deixaram de usar em anos anteriores, mais do que estamos repassando. A não aplicação desse dinheiro impacta diretamente no atendimento prestado a quem mais precisa, por isso, estamos capacitando todos os gestores, secretários e contadores. Queremos estreitar laços com todos os municípios para auxiliar que esse dinheiro seja bem investido”, disse.

A capacitação foi no estilo do SAS Mais Perto de Você, um projeto onde a equipe da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) percorre os municípios para apresentar um diagnóstico com diversas informações da Assistência Social, incluindo os saldos das contas municipais.

Além de informações sobre o financiamento do Sistema Único De Assistência Social (Suas) os prefeitos vão receber no relatório impresso outras informações importantes para embasar sua gestão na área social como população, número de inscritos no Cadastro Único da Assistência Social (Cadúnico), população indígena e quilombola, índices de violência contra a mulher na cidade, equipamentos e composição das equipes, entre outras.

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts