Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. São Miguel do Oeste...

São Miguel do Oeste tem a segurança reforçada com a instalação da Central de Videomonitoramento

A segurança de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste catarinense, foi reforçada com a instalação da Central de Videomonitoramento. Dez câmeras passaram a fazer a vigilância da cidade. O governador Raimundo Colombo e o comandante-geral da PM de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, inauguraram nesta quinta-feira, 11, o sistema, que funciona como uma importante ferramenta de apoio ao policiamento, agregando tecnologia e modernidade. 
 
“Estamos ampliando ainda mais a nossa ação em relação à Segurança. Os equipamentos, além de atuarem como  ferramenta de apoio, permitem à polícia antecipar-se aos fatos, mapear zonas de risco e identificar e prender os criminosos. A experiência que temos nos municípios já atendidos demonstra que os ganhos são extraordinários. Com isso, estamos melhorando a proteção das pessoas e as condições de trabalho da Segurança Pública”, afirmou o governador.
 
Fotos: Julio Cavalheiro/Secom
 
 
A central está  instalada na sede do 11º BPM. As delegacias de Polícia Civil também terão acesso às imagens, permitindo a identificação de infratores e auxiliando nas investigações. As câmeras foram instaladas em locais estratégicos, nos pontos de aglomeração, espalhados pelas cidades. As imagens em qualidade digital são transmitidas por cabos de fibra ótica até a sala onde ficam os monitores, permitindo que os policiais acompanhem toda a movimentação nas ruas. O investimento foi de R$ 259,5 mil do Governo do Estado e Poder Judiciário. 
 
“Esse sistema traz mais segurança para todos os locais do Estado. A central que hoje é inaugurada oficialmente, está em funcionamento desde novembro e apresenta resultados excelentes em São Miguel do Oeste”, salientou o coronel Hemm. 
 
A estudante Sabrina Lisot garante que o sistema de videomonitoramento foi essencial para solucionar o caso de furto da sua bolsa. Ela conta que o crime ocorreu enquanto ajudava o pai a entregar panfletos no centro de São Miguel do Oeste. “Coloquei a bolsa ao lado e me virei por alguns minutos. Em seguida, ela havia sumido. Percebi que fui furtada e logo pensei nas câmeras de videomonitoramento, então ligamos para a polícia. As câmeras filmaram o exato momento que um casal furtou a bolsa. Graças a isso, conseguimos recuperar os pertences. Me sinto muito mais protegida”, disse.
 
“Como toda a tecnologia operacional, as câmeras proporcionam agilidade, flexibilidade e rapidez na pronta resposta que se dá ao cidadão. Muitos casos já foram resolvidos no município”, ressaltou o comandante da 9ª Região da Polícia Militar, Aldo Antonio dos Santos Junior. 
 
O comandante Hemm também anunciou que será implantado a PMSC Mobile em São Miguel do Oeste com o apoio do Poder Judiciário. O projeto de tecnologia móvel embarcada em viaturas é composto por tablet ou smartphone e impressora térmica que substitui o papel e a caneta. “Vamos ganhar tempo de resposta e reduzir o tempo de atendimento, otimizando recursos e dando eficiência aos serviços prestados aos cidadãos”, afirmou Hemm.
 
“Nosso Estado está avançando muito. A tecnologia empregada no aplicativo PMSC otimiza tempo, capital humano e adianta a disponibilidade da informação para análise criminal. Além de facilitar e agilizar a lavratura de boletins e o registro de ocorrências, traz eficácia na prestação de serviço à comunidade. É um grande ganho”, destacou o governador.
 
 
O secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, informou que por conta de uma parceria entre prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil, CDL e Acismo outras dez câmeras de monitoramento devem ser instaladas em uma próxima etapa. Conforme Trevisan, as parcerias firmadas possibilitam aumentar a área de monitoramento, trazendo ainda mais segurança para a população.
 
Também acompanharam a inauguração, os secretários da Educacão, Eduardo Deschamps, da Infraestrutura, João Carlos Ecker, prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar, além de deputados e outras autoridades. 
 
Saiba mais sobre o PMSC Mobile
 
O projeto PMSC Mobile é uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a Companhia de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – Ciasc . A solução é composta por um tablet com um aplicativo específico e uma impressora térmica portátil, que serão utilizadas no policiamento motorizado em viaturas equipadas com o kit de tecnologia móvel. Nas demais modalidades, como por exemplo, o policiamento a pé, montado ou bike, policiais militares farão uso de um smarthphone e da mesma impressora portátil disponibilizada nas viaturas.
 
O programa conta com diversas ferramentas que auxiliam no atendimento da Polícia Militar. Uma delas é a visão espacial, que permite o gerenciamento de ocorrências, indicando onde estão posicionadas as viaturas e ocorrências em andamento.
 
Comenda Guardião do Horizonte
 
 
Durante a inauguração, o governador Raimundo Colombo recebeu a Comenda Guardião da Fronteira Barriga Verde. Instituída pela Lei Municipal 7.173, em parceria com o comando da 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira de São Miguel do Oeste, a comenda reconhece e premia cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano e a segurança pública da área de abrangência da 9ª Região.
 
{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support