Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. São Miguel do Oeste...

São Miguel do Oeste apresenta propostas para o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) realizou, nesta terça-feira, 17, uma oficina em São Miguel do Oeste para discutir propostas para o Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas. Esta  foi a terceira prevista de um total de sete. Nesta quinta, 19, e sexta-feira, 20, será a vez da oficina de Chapecó. As demais serão em Criciúma, Joaçaba e Lages. Já foram realizadas em Florianópolis e Jaraguá do Sul.

O resultado das discussões apresentadas em grupo será encaminhado ao colegiado gestor da mesorregião de São Miguel do Oeste para análise e posterior aprovação, elaboração do plano operativo e a execução conjunta com o Governo do Estado. Entre as principais propostas, estão a elaboração de protocolos e fluxos de atendimento intersetoriais, a ampliação da rede de saúde mental nos municípios, a criação de conselhos municipais de políticas sobre drogas, cursos de capacitação para conselheiros de todos os segmentos, e fortalecimento do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (Nepre).

Os técnicos foram divididos em grupos em seis eixos: saúde intersetorial, segurança pública, cidadania e justiça, educação e prevenção intersetorial, assistência social e trabalho intersetorial, e controle social e comunidades terapêuticas. O secretário adjunto de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Eleudemar Ferreira Rodrigues, destacou a qualidade dos técnicos da região e reforçou o compromisso do Governo do Estado em criar o plano catarinense de políticas públicas sobre drogas de maneira integrada com as demais áreas de governo e com a sociedade civil.

A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é possível vencer, conforme decreto 991, de 25 de maio de 2012. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena o programa em Santa Catarina e paralelamente trabalha a elaboração e implantação do Plano num grupo intersetorial.

Como resultado da criação do colegiado gestor estadual, foi realizado no ano passado o 1º Encontro Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Os objetivos do encontro foram o de alcançar a intersetorialidade na efetivação das políticas públicas para a superação dos problemas decorrentes do álcool, tabaco e outras drogas; além de elaborar propostas para o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

Os detalhes sobre as oficinas regionais de políticas públicas sobre drogas e outros assuntos relacionados ao tema podem ser acessados no endereço: www.vencerasdrogas.sc.gov.br

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support