Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. São José: Programa Trato...

São José: Programa Trato pelo Araújo evita despejo de meio bilhão de litros de esgoto no ambiente

Com o tralho de fiscalização de esgoto e orientação técnica realizado na cidade de São José, a Casan já evitou que mais de meio bilhão de litros de esgoto chegassem sem tratamento à natureza – o  equivalente a 224 piscinas olímpicas. As ações são desenvolvidas com o Trato pelo Araújo, que até este mês executaram 9.741 vistorias em 4.230 imóveis, identificando 93% com alguma irregularidade.

Mais de 54% dos proprietários já regularizaram ligações hidrossanitárias e a conexão com a rede de coleta de esgoto da Casan, deixando de poluir a cidade. Aqueles ainda em desacordo receberam orientações detalhadas e estão em processo de correção, com prazos diferenciados, que levam em consideração a gravidade e complexidade de cada situação.

Imagens: Trato pelo Araújo / Acervo CASAN

Proprietários que não efetuarem as devidas adequações ou não buscarem o programa para solicitar prorrogação de prazo podem ser notificados pela Vigilância Sanitária do Município e receber Termo de Infração de Ocorrência (TOI) da Casan. Como resultado, uma multa será aplicada diretamente na conta de água, garantindo a responsabilidade ambiental e a conformidade com as normas sanitárias.

Atualmente a Companhia possui seis programas Trato pelo Saneamento em execução: Trato por Criciúma, Trato por Laguna, Trato pela Lagoa e Trato pelo Capivari (em Florianópolis), Trato pelo Araújo (em São José) e Trato pelo São José (Chapecó).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support