São José: programa da Casan avança na regularização das ligações de esgoto
Com seu programa Trato pelo Araújo, na cidade de São José, a Casan já conseguiu que quase 2.500 imóveis, 60% do total vistoriado, regularizassem a ligação de esgoto. Entre aproximadamente 4 mil imóveis que receberam visita técnica para fiscalização e orientação, apenas 10% estavam com a conexão ao sistema de esgoto regular.
O problema mais frequente é a caixa de gordura ausente ou inadequada, item que representa 64% dos casos de irregularidades. A segunda maior ocorrência é de imóveis não conectados à rede de coleta de esgoto da Casan, com um índice de 16% que é muito preocupante, já que poluíam o rio e efluentes domésticos.
A Casan reforça que os moradores que receberam a visita e já realizaram as adequações devem entrar em contato com o Trato pelo Araújo para agendar retorno. Dessa forma os técnicos vão testar novamente as instalações hidrossanitárias e, se tudo estiver certo, vão certificar o imóvel. O agendamento pode ser feito por e-mail ou por aplicativo de mensagens, para o número (48) 9203-6873.
Caso o morador tenha algum problema durante a execução da obra e não consiga concluir as adequações no prazo estipulado, deve entrar em contato pelo e-mail, para tratopeloaraujo@gmail.com e explicar a situação, pedindo prorrogação de prazo. Assim evitará a aplicação de penalidades. Caso já tenha sido autuado pela Vigilância Sanitária do município, a justificativa deve ser feita por e-mail para visameioambiente@pmsj.sc.gov.br.
A Casan possui seis programas Trato pelo Saneamento em execução: Trato por Criciúma, Trato por Laguna, Trato pela Lagoa e Trato pelo Capivari (em Florianópolis), Trato pelo Araújo (em São José) e Trato pelo São José (em Chapecó).