São José e Palhoça terão ações de cidadania no Dia Internacional da Mulher
A Coordenadoria Estadual da Mulher do Governo de Santa Catarina prepara uma ação de cidadania em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, neste sábado, 8 de março. Os locais escolhidos foram o bairro Forquilhas, em São José, e Frei Damião, em Palhoça. Das 9h às 16h, equipes de profissionais de diferentes setores estarão à disposição da comunidade para uma série de atividades.
De acordo com a coordenadora estadual da Mulher, Jane Maria Ghizzo Schimidt, os dois ônibus doados ao Estado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República para a disseminação do programa Mulher Viver Sem Violência serão levados aos bairros para auxiliar os profissionais a prestar orientações e esclarecimentos à comunidade.
“Em parceria com as prefeituras, estamos programando um conjunto de ações de cidadania. Os ônibus do programa Mulher Viver Sem Violência são equipados com salas de atendimento, serviço de internet e com acessibilidade para deficientes. Profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde e Segurança estarão à disposição para fornecer todas as informações e orientações necessárias ao público feminino. Além disso, poderão ser feitas matrículas do Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Serão feitas palestras sobre a importância da qualificação profissional da mulher”, explica Jane Schimidt.
A ação é organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em parceria com as secretarias de Estado da Assistência Social, Saúde e Segurança; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Sine; prefeituras de São José e Palhoça; Bancada Feminina da Assembleia Legislativa; Caixa Econômica Federal e Sesc. Será servido lanche aos participantes do evento.
Mulher Viver Sem Violência
Os ônibus que farão parte da ação de cidadania em São José e Palhoça no dia 8 de março vão percorrer, a partir de abril, as comunidades do interior do Estado para difundir o Programa Mulher Viver Sem Violência no Campo. Lançado em março de 2013 pelo Governo Federal, o programa intensifica esforços no enfrentamento à violência contra a mulher, articulando ações para facilitar o acesso das mulheres que sofreram agressões físicas e psicológicas a direitos e serviços públicos de segurança pública, justiça e saúde.
Segundo Jane Schimidt, a Coordenadoria optou por apresentar as unidades móveis ao público feminino nesse projeto piloto em São José e Palhoça e, a partir do mês que vem, os ônibus vão percorrer o interior do Estado em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc). “O nosso grande propósito é a erradicação desse mal que é a violência contra a mulher em nossa sociedade. E a opção por levar as unidades móveis para o campo é justamente para auxiliar a mulher que tem menos acesso aos serviços públicos disponíveis geralmente nas áreas urbanas das cidades”, observa a coordenadora da Mulher.
Mais informações:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497