Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. São José e Palhoça...

São José e Palhoça terão ações de cidadania no Dia Internacional da Mulher

A Coordenadoria Estadual da Mulher do Governo de Santa Catarina prepara uma ação de cidadania em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, neste sábado, 8 de março. Os locais escolhidos foram o bairro Forquilhas, em São José, e Frei Damião, em Palhoça. Das 9h às 16h, equipes de profissionais de diferentes setores estarão à disposição da comunidade para uma série de atividades.

De acordo com a coordenadora estadual da Mulher, Jane Maria Ghizzo Schimidt, os dois ônibus doados ao Estado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República para a disseminação do programa Mulher Viver Sem Violência serão levados aos bairros para auxiliar os profissionais a prestar orientações e esclarecimentos à comunidade.

“Em parceria com as prefeituras, estamos programando um conjunto de ações de cidadania. Os ônibus do programa Mulher Viver Sem Violência são equipados com salas de atendimento, serviço de internet e com acessibilidade para deficientes. Profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde e Segurança estarão à disposição para fornecer todas as informações e orientações necessárias ao público feminino. Além disso, poderão ser feitas matrículas do Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Serão feitas palestras sobre a importância da qualificação profissional da mulher”, explica Jane Schimidt.

A ação é organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em parceria com as secretarias de Estado da Assistência Social, Saúde e Segurança; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Sine; prefeituras de São José e Palhoça; Bancada Feminina da Assembleia Legislativa; Caixa Econômica Federal e Sesc. Será servido lanche aos participantes do evento.

Mulher Viver Sem Violência
Os ônibus que farão parte da ação de cidadania em São José e Palhoça no dia 8 de março vão percorrer, a partir de abril, as comunidades do interior do Estado para difundir o Programa Mulher Viver Sem Violência no Campo. Lançado em março de 2013 pelo Governo Federal, o programa intensifica esforços no enfrentamento à violência contra a mulher, articulando ações para facilitar o acesso das mulheres que sofreram agressões físicas e psicológicas a direitos e serviços públicos de segurança pública, justiça e saúde.

Segundo Jane Schimidt, a Coordenadoria optou por apresentar as unidades móveis ao público feminino nesse projeto piloto em São José e Palhoça e, a partir do mês que vem, os ônibus vão percorrer o interior do Estado em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc). “O nosso grande propósito é a erradicação desse mal que é a violência contra a mulher em nossa sociedade. E a opção por levar as unidades móveis para o campo é justamente para auxiliar a mulher que tem menos acesso aos serviços públicos disponíveis geralmente nas áreas urbanas das cidades”, observa a coordenadora da Mulher.

Mais informações:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support