Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cidades
  4. /
  5. São Joaquim é a...

São Joaquim é a quinta cidade serrana que adere à Agenda de Desenvolvimento Territorial

O Conselho Municipal de Desenvolvimento de São Joaquim se reuniu no último dia 10 de abril para oficializar o encerramento da primeira fase de implantação da Agenda de Desenvolvimento Territorial. O evento contou com a participação de representantes do Governo do Estado de Santa Catarina e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e reuniu a comunidade local.

São Joaquim é a maior cidade da Região Serrana, integrante do Programa Gente Catarina, que aderiu à Metodologia Del da FACISC. O município que é o maior produtor de maçãs do estado, já instalou o Conselho Municipal de Desenvolvimento, aprovado pelos poderes legislativo e executivo do município e as Câmaras Técnicas. O objetivo é planejar as ações de desenvolvimento local visando projetos de longo prazo que potencializam as vocações locais.

No total, a parceria entre Governo do Estado de Santa Catarina e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), recebeu investimentos na ordem de R$ 1,1 milhão de reais para a instalação de Câmaras Técnicas, Conselhos de Desenvolvimento Local e a organização do Marco Estratégico e o Painel de Projetos de cada município envolvido.

Nos próximos meses, mais 12 cidades da Serra Catarinense finalizam a implantação dos seus conselhos: Abdon Batista, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Retiro, Brunópolis, Capão Alto, Painel, Palmeira, Ponte Alta, São José do Cerrito, Urubici e Vargem.

A Metodologia DEL da FACISC está sendo aplicada em 61 municípios de Santa Catarina com o objetivo de ampliar a participação da comunidade na construção dos objetivos e do planejamento estratégico dos municípios para 2040. A proposta prevê a instalação de um Conselho de Desenvolvimento Local formado por pessoas indicadas por entidades de forma tripartite e tem a função de pensar a Missão, Visão e Valores e as estratégias vinculadas em curto, médio e longo prazo que fomentem o desenvolvimento econômico e social da comunidade envolvida.

O objetivo do Governo do Estado é criar um ambiente favorável para a atração de investimentos e a capacidade de desenvolvimento local que amplie as perspectivas econômicas e a qualidade de vida das populações atendidas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support