Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. São Francisco do Sul...

São Francisco do Sul receberá rede subterrânea de energia elétrica

O governador Raimundo Colombo e o diretor comercial das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) , Eduardo Cesconeto, assinaram na tarde desta quinta-feira, 30, em São Francisco do Sul, no Norte do Estado, a ordem de serviço para as obras de instalação da rede de energia elétrica subterrânea. Na primeira etapa serão beneficiadas 11 ruas da orla do Centro Histórico. A secretária executiva de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm; e o prefeito Luiz Roberto de Oliveira, também participaram do ato de assinatura.

“É uma transformação profunda que causa um impacto positivo deixando ainda mais linda essa cidade. Essa é só a primeira etapa com algumas ruas do Centro e logo será ampliado. Isso valoriza ainda mais o Centro Histórico em uma cidade turística, onde o turismo é muito expressivo e importante”, destacou Colombo.


Fotos: Jaqueline Noceti / Secom

>>> Mais imagens na galeria

O governador acredita que a obra possa ser agilizada. “Eu acredito que a empresa possa adiantar a obra. São 18 meses de prazo que poderia ser reduzido e assim, iniciarmos uma outra etapa”.

Para realização dessa obra está previsto o investimento de R$ 4,9 milhões que serão aplicados em uma extensão de dois quilômetros com início próximo à Biblioteca Pública até o Museu Histórico. A rede vai passar pelas ruas Rafael Pardinho, Manoel Lourenço de Andrade, Quintino Bocaiúva, Babitonga, Dr. Lauro Müller, Largo Almirante Moraes Rego, Almirante Guilherme, Marechal Floriano Peixoto, Comandante Cabo, Sete de Setembro e Coronel Carvalho.

O diretor comercial da Celesc disse que o cabeamento subterrâneo é mais seguro para a rede por estar protegido dos eventos climáticos, além de ajudar na estética da cidade. “Teremos mais segurança à rede elétrica porque está protegida do vento e da chuva. Também é importante destacar para a estética em uma área tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”.

A obra será executada pela empresa Santa Rita Comércio e Instalações Ltda, com previsão de término de 18 meses. Serão instalados mais de cinco mil metros de cabos de média tensão e 36 mil metros de baixa tensão. Além do lançamento dos cabos, as obras incluem a instalação de cinco transformadores de potência total instalada de 1,75 MVA e postes de iluminação.

“É uma alegria muito grande partilhar esse momento com o povo francisquense. Sabemos que é uma obra complexa, mas que vai revelar uma transformação maravilhosa em São Francisco do Sul, como acelerar o turismo e embelezar o Centro Histórico”, ressaltou o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3005/9116-8992
Site: www.sc.gov.br  
www.facebook.com/governosc e @GovSC