Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Santur promove o turismo...

Santur promove o turismo em diversas ações no Brasil e na América do Sul

A promoção de Santa Catarina como destino turístico foi realizada de diversas formas ao longo de 2018 pela Santur, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). A participação em eventos é um dos trabalhos realizados, em que atrativos turísticos são apresentados por integrantes das secretarias, operadores de turismo, associações e Conventions & Visitors Bureaux de diversas regiões. De março a novembro de 2018, a Santur projetou Santa Catarina por meio de 40 feiras e eventos para o trade de turismo e público final no mercado interno, nacional e internacional.

Um dos destaques foi o estande da 30ª Festuris, em Gramado-RS, que recebeu o prêmio de 1º lugar em Criatividade, pela Revista Brasil Travel News. O evento, realizado entre os dias 08 e 11 de novembro de 2018, é considerado estratégico para a prospecção dos mercados brasileiro e sul-americano.

Aproveitando a presença do trade de turismo em 16 eventos realizados no Brasil, a Santur promoveu ainda capacitações e rodadas de negócios. Ações desse tipo buscam preparar operadores e agentes para comercializar variados segmentos e destinos catarinenses, estimulando ainda o desenvolvimento de parcerias. O Sebrae de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Brasília foram parceiros nessas ações. 

11º Prêmio da Revista Viagem

O trabalho de promoção do turismo Santa Catarina a cada ano dá mais resultados. O estado conquistou, em 2018, novamente o título de “Melhor estado para viajar no Brasil”, alcançando pela 11ª vez o maior número de votos no 18º Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo 2018/2019”, promovido pela Revista Viagem & Turismo, da Editora Abril.

Nosso estado ainda conquistou a preferência dos viajantes em outras cinco categorias: a capital Florianópolis foi eleita como “Melhor cidade” e o “Melhor destino de praia” do país. O Beto Carrero World ganhou na categoria “Melhor parque temático do Brasil”. Dois empreendimentos privados ganharam nas categorias “Melhor Resort” (Costão do Santinho) e “Melhor Hotel Fazenda” (Fazzenda Park Hotel).

Na visão do presidente da Santur, Valdir Walendowsky, esse resultado reflete o trabalho executado pelas ações de promoção turística. “Cada vez mais estamos ampliando o número de visitantes e, consequentemente, o turismo tem se consolidado como uma das principais forças econômicas de Santa Catarina”. 

Eventos segmentados

A consolidação de novos produtos turísticos é uma ação de inegável importância para o setor. Pensando nisso, a Santur apoiou o lançamento de um produto com o DNA de Santa Catarina. O evento foi realizado na Vila Germânica, em Blumenau, durante a Oktoberfest deste ano e buscou projetar Santa Catarina como o destino cervejeiro do Brasil, mostrando um conjunto de roteiros em cinco regiões turísticas que têm em comum o apreço pela produção e degustação da bebida. O estado conta, atualmente, com mais de 100 cervejarias em praticamente todas as regiões.

Em 2018, a Catharina Sour, cerveja ácida com adição de frutas, criada no estado, foi reconhecida mundialmente como um estilo cervejeiro por uma das mais importantes instituições da categoria do mundo, o Beer Judge Certification Program (BJCP). 

Pela qualidade comprovada por centenas de prêmios nacionais e internacionais e por sua tradição, o estado hoje é referência em cerveja artesanal no Brasil e no mundo. Para conhecer essa tradição, entender como é feita a bebida, degustá-la dentro de uma fábrica, foram criados roteiros de experiência pelos destinos turísticos. A ideia é aliar a cultura cervejeira à cultura local e aos principais atrativos de cada destino de estado.

O produto foi formatado a partir das ações do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Cervejeiro da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), que reúne representantes do setor do estado, e é coordenado pela Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Fampesc), com apoio da Santur e Sebrae-SC.

O evento de lançamento do produto contou com a apresentação de três roteiros “day use”, formatados e comercializados por operadoras locais de turismo:

  1. Balneário Cervejeiro (reúne cervejarias de Itajaí, Balneário Camboriú, Bombinhas e Tijucas);
  2. Caminho Cervejeiro Grande Florianópolis (cervejarias de Florianópolis, São José e Santo Amaro da Imperatriz);
  3. Vale da Cerveja (cervejarias de Blumenau, Brusque, Pomerode, Timbó e Gaspar).

Outros dois roteiros cervejeiros estão sendo finalizados e devem chegar ao mercado até o fim do ano: Encantos do Sul (Garopaba, Tubarão e Lauro Müller) e Caminho dos Príncipes (Joinville, Jaraguá do Sul e Corupá). Todos eles podem ser integrados com outros atrativos das cidades, ampliando a permanência do turista nos destinos.

Litoral azul

Santa Catarina é o estado com o maior número de certificações do Programa Bandeira Azul: das 15 premiações a serem entregues nesta temporada no país, por aqui serão condecoradas seis praias, duas marinas e uma embarcação de turismo sustentável. O Programa baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, para conscientizar os cidadãos para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro. Ter a Bandeira Azul hasteada significa mais qualidade da água para os banhistas e moradores dos locais que conquistaram o certificado.

Praias:
 Praia Grande, Governador Celso Ramos 
— Praia de Palmas, Governador Celso Ramos
— Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis 
— Praia de Piçarras, Balneário Piçarras 
— Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú 
— Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú 

Marinas:
— Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis 
— Marina Tedesco, Balneário Camboriú 

Operadores de Embarcações de Turismo Sustentável
 Água Viva Mergulho, Florianópolis

Título Beto Carrero de Excelência no Turismo 2018 bate recorde de votação

Os maiores destaques do turismo catarinense foram premiados com o Título Beto Carrero de Excelência no Turismo 2018. Foram 12 homenageados de diversas regiões do estado. A cerimônia de entrega reuniu autoridades e convidados no Beto Carrero World, em Penha, em dezembro. A finalidade do título é homenagear e reconhecer as pessoas e instituições que tenham contribuído de forma relevante para a divulgação e o desenvolvimento da atividade turística catarinense. 

Em 2018, foi realizada uma alteração do prêmio, regulamentada pelo decreto nº 1.769/2018, que permitiu a descentralização do processo, ao oportunizar a efetiva integração das 12 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Santa Catarina. O processo de seleção dos candidatos ao Título contou com as seguintes etapas: indicação pelas IGRs dos candidatos da respectiva região turística em cada categoria; escolha, pelo Conselho Estadual de Turismo (CET), de um indicado por categoria, por região turística, dentre os indicados pelas IGRs; e, finalmente, eleição, mediante voto popular, dos vencedores das quatro categorias, dentre os escolhidos pelo CET.

Criada há 10 anos, esta edição do título bateu recorde: foram 15.488 votos registrados nas quatro categorias. A premiação sofreu alterações, como a inclusão de uma nova categoria, ampliando para quatro o número de homenageados. Foram premiados uma personalidade; um município; um empreendimento; e um evento de destaque no turismo catarinense. Além disso, a forma de votação foi alterada, buscando democratizar e descentralizar o processo de escolha dos homenageados, possibilitando a participação de todas as instâncias do turismo de Santa Catarina.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Flores
Assessoria de Imprensa 
Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina – Santur 
E-mail: imprensa@santur.sc.gov.br
Fone: (48) 3665- 7480​ / (48) 98844-1240
Site: www.turismo.sc.gov.br