Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Santa Terezinha ganha uma...

Santa Terezinha ganha uma nova escola de ensino médio

A Escola João Küchler passa a oferecer o ensino médio na localidade de Alto Rio da Anta, no município de Santa Terezinha. A solenidade de instalação do curso foi nesta segunda-feira, 31. O colégio fica a 17 quilômetros do centro da cidade, que pertence à SDR de Taió. A unidade atenderá 230 estudantes no período noturno, com nove turmas.

Na oportunidade, o gerente de Educação de Taió, João Tadeu Corrêa, fez a entrega de um notebook para a escola e destacou o exemplo de vida de João Küchler e a parceira da prefeitura em ceder o espaço para o funcionamento da escola. “A partir de agora o educandário terá autonomia financeira, pedagógica e de gestão. As despesas com o funcionamento e a manutenção correrão por conta de dotações próprias do orçamento do Estado”, explicou.

“É um momento importante para a comunidade escolar, que lutou para a instalação da escola nesta localidade”, destacou o secretário regional Jocelino Amancio. Ele disse que a maior herança que um cidadão leva para a vida é a educação, por isso é importante que os pais estejam sempre presentes na vida escolar de seus filhos.

A Escola João Küchler já existia na comunidade de Alto Rio da Anta, mas por ser pequena, depois de alguns anos de funcionamento foi fechada. O nome da instituição foi escolhido para homenagear um dos primeiros moradores da localidade. A Lei nº 16.062, que criou a Escola de Educação Básica João Küchler – Ensino Médio, em Santa Terezinha, foi sancionada pelo governador Raimundo Colombo no dia 22 de julho de 2013.

João Küchler – Nascido em 16 de julho de 1884 em Itaiópolis, casou com Maria Küchler e teve três filhos. Pelos idos de 1938-1939, incentivado pelos filhos Waldemar e Elpídio resolveu desbravar a região chegando ao reduto de Bley, onde requereu 700 alqueires de terra nesta região, a qual passou a ser denominada Rio da Anta. Destacou-se como comerciante, agricultor, carpinteiro, transportador serrador uma das primeiras serrarias e de grande parte das terras. A primeira escola teve origem na casa de seu filho Waldemar em 1935 tendo como professora a sua filha Inês.

Somam-se ao seu nome grandes benfeitorias, as quais beneficiaram a população e são responsáveis por parte do desenvolvimento do atual município de Santa Terezinha. Doou terreno para construção da primeira igreja, escola, salão comunitário, bem como, colaborou com a madeira e contribuiu com  mão de obra, pois era carpinteiro. Contou  com a colaboração de seus filhos, genros e moradores da comunidade para realização dessas benfeitorias. Pioneiro, João Küchler foi líder comunitário e esteve sempre ao lado do progresso e desenvolvimento da região.

{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text}{/article}