Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Santa Catarina terá modelo...

Santa Catarina terá modelo inovador na gestão da Segurança Pública

Foto: Susi Padilha

Nesta quinta-feira, 20, o governador eleito Moisés se reuniu com os representantes de cada um dos órgãos de Segurança Pública, em Florianópolis. Além da conversa pontual sobre a situação do Estado com cada instituição, o governador apontou os nomes para a atuação na nova estrutura.

A reunião teve a participação do Comandante-Geral da Polícia Militar (PMSC), Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior e do Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal, representando o Comandante-Geral, o Coronel BM João Valério Borges. Também estavam presentes o Diretor-Geral do Instituto Geral de Perícias, Giovani Eduardo Adriano, e futuro Delegado-Geral da Polícia Civil (PCSC), delegado Paulo Norberto Koerich.

Colegiado Superior de Segurança Pública

Com a reforma administrativa, a atual Secretaria de Estado da Segurança Pública será gerida pelo Colegiado Superior de Segurança Pública. Os comandantes de cada uma das instituições vão fazer um revezamento na presidência. O Colegiado será constituído pela PMSC, CBMSC, PCSC e o IGP/SC. Para que os trabalhos administrativos sigam sem alterações, entre a transição de um presidente e outro, existirá um Diretor-Geral, nomeado também pelo governador eleito.

O modelo é inovador no Brasil e terá um regimento próprio, garantindo maior integração entre as forças de segurança, trazendo mais resultados e aproveitamento dos recursos para aprimorar os serviços de atendimento ao cidadão.

Critério para o rodízio da presidência

A cada ano um dos comandantes deverá assumir a presidência do Colegiado. O sistema de rodízio será feito de acordo com a quantidade de servidores efetivos de cada órgão. O primeiro presidente será o Comandante-Geral da Polícia Militar, seguido pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, depois o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar e, então, o Diretor-Geral do Instituto Geral de Perícias.

Nomes anunciados

Após a reunião, Moisés e a vice-governadora eleita Daniela Reinehr anunciaram os nomes que irão compor o futuro Colegiado Superior de Segurança Pública. O Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina segue com o Coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior. Já no Corpo de Bombeiros, o Comando-Geral se mantém com o Coronel BM João Valério Borges, até fevereiro de 2019, quando o futuro Comandante-Geral deve ser anunciado.

O Delegado-Geral da Polícia Civil, como previamente anunciado, será Paulo Norberto Koerich, e o IGP segue sob a direção de Giovani Eduardo Adriano. A Diretoria-Geral do Conselho de Segurança Pública ficará com o Coronel BM RR Flávio Rogério Pereira Graff.

Equipe de Transição
Coordenação de Comunicação: Ricardo Dias
Contato: (48) 99146-2247

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support