Santa Catarina tem mais de 85 mil propriedades no Cadastro Ambiental Rural
Segundo os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), divulgados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), mais de 85 mil propriedades foram registradas. Os dados de marços mostram que o município de Concórdia está em segundo lugar no país em número de cadastro, com 2.122, atrás apenas de Feijó, no Acre. “Estamos trabalhando para que mais pessoas cadastrem seus imóveis rurais, pois o prazo para encerra oficialmente no dia 6 de maio”, explica o secretário da SDS, Carlos Chiodini.
A análise por Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) aponta que a região de Seara segue na liderança no número de cadastros, com 3.705, ou seja, cerca de 40%. Em seguida, com 38%, aparece a SDR de Quilombo que tem 1.932 imóveis rurais inseridos no CAR, um crescimento de 10% em relação ao mês anterior. As SDRs com menos propriedades registradas são de Brusque, com 5%, Grande Florianópolis e Itajaí, ambas com 8,8%.
O CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
A não realização do cadastro restringirá o acesso do proprietário a linhas de crédito federal ou programas de fomento oferecidos pelos governos federal e estadual. O preenchimento é feito no site www.car.gov.br e há agentes treinados para auxiliar no processo nas prefeituras, secretaria de meio ambiente, sindicatos, cooperativas ou técnicos facilitadores.
Informações adicionais para a imprensa:
Michelle Nunes
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável
Fone: (48) 9929-4998