Santa Catarina tem mais de 30 mil imóveis registrados no Cadastro Ambiental Rural
Seis meses após a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Santa Catarina tem registrados 30.351 imóveis inscritos. Para o diretor de Saneamento e Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Luiz Antônio Garcia Corrêa, este resultado está acima do esperado. “Santa Catarina é destaque no cenário nacional, sendo o terceiro Estado do país em número de imóveis inscritos no CAR e o primeiro na região Sul”, revela.
O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais após a aprovação do Novo Código Florestal brasileiro, em 2012. Ele vem integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de reserva legal, florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e aquelas consolidadas de propriedades e posses rurais do país. Entre os benefícios para o produtor rural está a segurança jurídica e a inclusão nas políticas públicas de créditos.
Concórdia, no Oeste, é o município com mais imóveis cadastrados até o momento, com 1.091. Em seguida aparece Meleiro, no Sul, com 683 imóveis inscritos. Na terceira colocação está Guaraciaba, no Extremo-Oeste, com 525 cadastramentos.
Foram registrados mais de 509 mil hectares, o que corresponde a cerca de 5% da área do Estado. Neste quesito, são referências as cidades de Flor do Sertão com 41,1 % de sua área cadastrada; Meleiro, com 35,7%; Arabutã, com 33,3 %; Capivari de Baixo, com 32,1 % e Tigrinhos com 31,7%.
O Governo do Estado realizou capacitações que resultaram na formação 1.300 multiplicadores para orientar e auxiliar nas inscrições do CAR, especialmente, os proprietários de imóveis rurais com até quatro módulos fiscais. Além da SDS, participam as Secretarias de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), da Casa Civil (SCC) e de Desenvolvimento Regional (SDRs), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (Epagri), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), associações de municípios, prefeituras, sindicatos rurais, entre outros órgãos.
Informações adicionais para a imprensa:
Michelle Nunes
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail:michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 9929-4998