Santa Catarina tem 126 municípios em situação de emergência e mantém 144 com registro de ocorrências em função das chuvas
Permanecem em 144 os municípios que registraram ocorrências em virtude das chuvas registradas desde o dia 4 de outubro em Santa Catarina.
Já o número de cidades que emitiram decretos de situação de emergência subiu para 126. Os dados estão no relatório atualizado da Defesa Civil do Estado, divulgado neste domingo, 15.
O governador Jorginho Mello esteve na Defesa Civil, no sábado, 14, para levantamento de todas as ações já realizadas e as próximas medidas, já que permanece a previsão de tempo instável nos próximos dias para o estado.
Foram confirmadas pela Polícia Científica outras duas mortes em decorrência a afogamentos, portanto, relacionadas ao desastre. Passam para quatro mortes decorrentes do desastre (Palmeira, Rio do Oeste, Campo Belo do Sul e Rio do Sul) , além de um ferido em Timbó.
Até o momento foram distribuídos 90.846 itens de assistência humanitária, para 25 municípios.
O relatório atualizado dos municípios, a situação dos níveis dos rios, das barragens, das Rodovias e estradas e a previsão do tempo estão em https://estado.sc.gov.br/noticias/
Com relação à previsão do tempo, entre segunda, 16, e terça-feira, 17, a chuva volta com maior intensidade ao estado, em especial nas áreas do Grande Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e no Alto e Médio Vale do Itajaí.
As tempestades vêm acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo. Há risco moderado a alto para destelhamentos, queda de árvores e danos a rede elétrica.
Além disso, os acumulados de precipitação podem ser elevados em um curto período de tempo, podendo provocar alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.
O governador Jorginho Mello, segue alertando a população para que fique atenta a estas condições:
SONORA