Santa Catarina sedia treinamento nacional de cães de busca e resgate
O Treinamento de Cães de Busca e Resgate, com ênfase na área de Restos Mortais, foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), na cidade de Curitibanos.
As aulas, que ocorreram de 9 a 13 de setembro, foram ministradas pelos bombeiros militares catarinenses cabo Ronaldo Fumagalli e capitão João Emiliano de Moura e teve duração de 40 horas/aula, divididas em teoria e prática. Participaram 27 bombeiros militares e dois policiais civis dos estados de Santa Catarina, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Após o desastre de Brumadinho, a busca de restos mortais ganhou destaque nacionalmente, já que necessitou do apoio dos cães para a localização e resgate de corpos de vítimas que se encontravam muitas vezes soterradas. Os binômios catarinenses estiveram presentes nesta operação e por isto são referência na atividade.
Além disso, este tipo de habilidade é utilizado também na localização de vítimas de afogamento, deslizamento de terra, estruturas colapsadas, suicídio e também em situações de crimes com ocultação de cadáver.
Informações adicionais à imprensa:
Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – CBMSC
(48) 3665-8426 / (48) 98843-4427 / (48) 9 9938-9839
imprensa@cbm.sc.gov.br