Santa Catarina sedia evento internacional de fruticultura
Maior produtor nacional de maçã, Santa Catarina é ponto de referência para evento internacional sobre fruticultura. Nesta quinta-feira, 12, São Joaquim foi sede do VII Field Day on Rootstocks from CG Series e IX Giro Técnico que reúne profissionais de vários países para a disseminação de conhecimento técnico-científico para produtores de maçã de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto, participou da abertura do encontro e destacou a importância do setor produtivo para o agronegócio catarinense.
Ele enfatizou que quer unir todos os elos do setor produtivo, formar parcerias e buscar soluções. Para Colatto, o agronegócio catarinense é competitivo e eficiente, é preciso valorizar os produtores rurais e dar condições para que os jovens continuem investindo no meio rural. Ele disse ainda que quem está no campo precisa ter internet, energia elétrica de qualidade, boas estradas e garantia de safra.
Santa Catarina espera uma safra de aproximadamente 600 mil toneladas de maçã, mais da metade de tudo o que é produzido no país. O estado conta com 15,3 mil hectares plantados e aproximadamente três mil produtores de maçã, basicamente agricultores familiares na região de São Joaquim e Fraiburgo. As principais variedades produzidas são Gala e Fuji.