Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Santa Catarina registra o...

Santa Catarina registra o menor número de homicídios no mês de julho desde 2008

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / SECOM

Julho teve 28 homicídios contabilizados no estado. Este é o menor número para o mês desde 2008, quando os indicadores começaram a ser medidos em Santa Catarina. Um outro dado importante para a segurança pública catarinense: de 1º de janeiro a 31 de julho, 62,7% dos municípios de Santa Catarina não registraram homicídio, o equivalente a 185 cidades. Os números foram divulgados pela Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Em julho do ano passado ocorreram 38 homicídios em Santa Catarina. A redução para 28 homicídios em julho de 2024 é vista como um fator que pode influenciar na diminuição geral da criminalidade até o fim do ano, assim como aconteceu em 2023.

Em 2023, por exemplo, em comparação com o ano de 2022, houve queda de 4,2% no número de homicídios em Santa Catarina.

“A gente tem investido muito nas nossas forças de segurança, que têm profissionais comprometidos, e o resultado é esse. A criminalidade vai perdendo espaço aqui. Vamos continuar trabalhando pra que as pessoas se sintam cada vez mais seguras em Santa Catarina”, afirmou o governador Jorginho Mello.

As constantes ações policiais e o trabalho integrado das Forças de Segurança — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica — são apontadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública como fatores preponderantes.

Fonte: Segurança Pública / SC

Também são levadas em conta prisões de lideranças criminosas de SC e de outros estados em solo catarinense, monitoramentos de inteligência e resposta das Forças de Segurança a eventual tentativa do crime organizado em aumentar a criminalidade.

“Precisamos destacar, além da atuação de excelência das Forças de Segurança, os investimentos em segurança, tecnologia e também em outras áreas pelo governo estadual para mantermos a condição de Santa Catarina ser o estado mais seguro do país, levando qualidade de vida às pessoas”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), coronel Flávio Graff.

Na Polícia Civil de Santa Catarina, o mês de julho registrou aumento de 8,04% no número mandados de prisão cumpridos, perfazendo um total de 578 presos. De janeiro a julho deste ano, o número de mandados de prisão chega a 3.929 cumpridos em SC e em mais 18 estados, maior número já registrado.

Em relação a mandados de busca e apreensão, o aumento registrado em julho foi de 10,20%, comparado ao mesmo mês do ano passado, com o cumprimento de 724 mandados de busca. De janeiro a julho, a PCSC cumpriu 4.847 mandados de busca e apreensão em SC e mais outros 16 estados.

“A Polícia Civil tem trabalhado mais motivada. E isso é resultado dos investimentos feitos pelo governador Jorginho Mello aliado a um planejamento estratégico e uma gestão de resultados”, disse o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.

Para o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o resultado positivo decorre de uma série de ações efetivas com base no trabalho integrado que vem sendo realizado em Santa Catarina contra a criminalidade. “Isso gerou uma estratégia de prevenção e repressão em curto, médio e longo prazo. Assim, a ação enérgica e a pronta resposta das forças policiais acabam dando bons resultados em favor da sociedade catarinense”, afirmou.

(Com informações das Assessorias de Comunicação da Polícia Civil e Polícia Militar de SC)

Diogo Vargas
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC)
(48) 3665-8183
(48) 3665-8393
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support