Santa Catarina registra aumento nas coberturas vacinais e alcança a meta de vacinação em crianças com a Vacina Tríplice Viral
Santa Catarina registrou aumento nas coberturas vacinais, Neste ano, a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, chegou a 97,5% de cobertura. A meta era 95%, alcançada pela última vez em 2019.
O resultado positivo é fruto do trabalho de conscientização que vem sendo realizado pelo Estado e pelos municípios junto à população, como destaca o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC, João Fuck:
SONORA
Com relação às demais vacinas do Calendário Básico de Vacinação das crianças, os números demonstram um cenário mais favorável se comparado ao ano anterior para vacinas como a BGC, rotavírus, pentavalente, pneumocócica, a contra a poliomielite, a meningocócica C e a contra a hepatite A.
Além da divulgação de informações corretas sobre as vacinas, ações de busca ativa da população não vacinada por meio das equipes de atenção primária à saúde, de atividades de vacinação em escolas, terminais de ônibus, praças, contribuíram para o avanço dos índices de pessoas vacinadas em Santa Catarina.
Desde a primeira sinalização da queda da cobertura vacinal, o Governo do Estado dispôs equipes técnicas e recursos financeiros para retornar a imunização aos patamares definidos pelos protocolos em saúde.