Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Santa Catarina reforça medidas...

Santa Catarina reforça medidas de prevenção à Influenza Aviária

Após a notificação de casos de Influenza Aviária na América do Norte e em países como Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, Santa Catarina reforça as medidas de prevenção a essa doença viral contagiosa que afeta aves silvestres e domésticas e pode ser transmitida pelo ar, água, alimentos, materiais e pessoas contaminadas, e pelo contato com aves doentes. Quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos leva a altas taxas de mortalidade.

O estado é o segundo maior produtor e exportador de carne de aves do Brasil e possui um plantel de mais de 132,3 milhões de frangos. Entre as ações estão uma série de áudios que serão compartilhados com agricultores, principalmente aqueles que possuem aves de subsistência, com orientações sobre o que é a Influenza Aviária, como preservar a saúde dos animais e o que fazer em caso de suspeita da doença.

O secretário da Agricultura, Ricardo Miotto, dá algumas orientações aos produtores rurais para evitar a transmissão:

SONORA

Também é importante evitar o contato das aves com outros animais, especialmente aves silvestres ou de vida livre, além de restringir o acesso de visitantes aos aviários. Os funcionários devem utilizar roupas exclusivas para ingressar no aviário e os veículos devem ser limpos e desinfetados antes da entrada e na saída dos estabelecimentos.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) emitiu um comunicado de alerta ao setor avícola brasileiro e atualizou o protocolo de biosseguridade. O material pode ser acessado no site www.abpa-br.org.

No caso do aparecimento de problemas respiratórios, digestivos, nervosos ou mortalidade das aves, a CIDASC deve ser imediatamente notificada por meio de uns de seus escritórios municipais ou pelo número 0800-6439300.