Santa Catarina reforça medidas de biosseguridade em eventos com aglomeração de aves
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) publicou nesta sexta-feira,12, uma Portaria, que mantém a suspensão, em todo o território catarinense, da realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves.
Ficam autorizados apenas os eventos com a participação exclusiva de passeriformes, aves de pequeno porte, mediante o cumprimento das condições e exigências da portaria.
A medida visa garantir a biosseguridade e como forma de prevenção e controle da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
O secretário da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, explica que a liberação para eventos com aglomeração de passeriformes irá ocorrer mediante o cumprimento de todas as exigências.
A equipe da Cidasc realizou um estudo técnico estabelecendo critérios para a retomada gradativa e segura de eventos com normas como a avaliação da densidade populacional de aves comerciais no município que ocorrerá o evento e avaliação do status sanitário da cidade e região. Levando em consideração essas normas, foi apurado que atualmente 74 municípios atendem os critérios para sediar esses eventos.
Também é levada em consideração a obrigatoriedade de emissão de Guia de Trânsito Animal e apresentação de atestado sanitário dos passeriformes.
A gestão e os procedimentos de autorização devem ser encaminhados à Cidasc.