Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Santa Catarina recebe remessa...

Santa Catarina recebe remessa de vacinas contra a dengue e amplia vacinação para a Grande Florianópolis

Foto: Ricardo Trida/Secom

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) recebeu no início da tarde desta sexta-feira, 5, uma nova remessa com 21.655 doses da vacina contra a dengue. Com a chegada dessas doses, a vacinação será ampliada para a região da Grande Florianópolis, conforme anunciado no início desta semana. A distribuição para os municípios começa já nesta sexta.

A orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) é que as cidades da Grande Florianópolis iniciem a aplicação da primeira dose (D1) em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos assim que receberem as remessas. Neste primeiro momento, 19 municípios (ver lista abaixo) vão receber vacinas. Posteriormente, o Ministério da Saúde (MS) vai enviar mais imunizantes para contemplar as demais cidades da região: Alfredo Wagner, Major Gercino e Leoberto Leal.

A decisão de ampliar a vacinação foi divulgada pelo MS na semana passada, por meio de Nota Técnica, e tem como objetivo aumentar o acesso da população-alvo à vacinação e dar mais agilidade à aplicação de doses. Neste momento, não há previsão de ampliação para outras regiões do estado.

A população estimada nesta faixa etária para a região da Grande Florianópolis é de 77.926 crianças e adolescentes. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de 90% do público total.

João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica, pede que pais e responsáveis fiquem atentos às informações repassadas pelas Secretarias de Saúde de cada município para saber os horários, datas e locais de vacinação. O diretor destaca ainda que é importante que crianças e adolescentes se imunizem contra a doença.

“Temos hoje em Santa Catarina, segundo o painel estadual, mais de 115 mil casos prováveis de dengue notificados e 59 mortes. Infelizmente, não há vacinas para todos e precisamos seguir com as medidas de prevenção que é a eliminação de locais com água parada, mas a vacinação pode ser mais uma aliada no controle da doença. Então, o nosso apelo é para que pais e responsáveis levem seus filhos para vacinar”, assinala o diretor.

A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses (dose 1 + dose 2) com um intervalo de três meses entre elas. A imunização tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

Municípios da Grande Florianópolis que serão contemplados com a vacina da dengue

Florianópolis – 7.785 doses
São José – 4.293 doses
Palhoça – 4.150 doses
Biguaçu – 1.359 doses
Tijucas – 960 doses
Santo Amaro da Imperatriz – 462 doses
São João Batista – 602 doses
Governador Celso Ramos – 290 doses
São Pedro de Alcântara – 85 doses
Antônio Carlos – 212 doses
Canelinha – 244 doses
Paulo Lopes – 158 doses
Garopaba – 505 doses
Águas Mornas – 101 doses
Nova Trento – 204 doses
São Bonifácio – 36 doses
Angelina – 86 doses
Rancho Queimado – 60 doses
Anitápolis – 63 doses

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

Avatar
Escrito por:

NUCOM | DIVE

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support