Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Santa Catarina recebe especialistas...

Santa Catarina recebe especialistas da JICA para fortalecer trabalho em busca de soluções inovadoras em gestão de desastres

Fotos: Jonatã Rocha/Secom

Santa Catarina recebe nesta semana uma equipe de especialistas do Japão, enviada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), para fortalecer a parceria técnica com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado. O objetivo da missão é desenvolver novas estratégias e soluções para enfrentar desastres naturais, como deslizamentos, enchentes e outras emergências relacionadas a eventos climáticos extremos.

A colaboração entre a Defesa Civil de Santa Catarina e a JICA vem desde 2008. A agência japonesa tem contribuído para o desenvolvimento da estruturação e planejamento técnico da Defesa Civil catarinense, especialmente após os desastres naturais que marcaram aquele ano. “A base de todo o nosso planejamento atual é o plano diretor elaborado em 2009 e 2010, mas ele precisa ser atualizado com um olhar mais moderno. A vinda dessa equipe vai nos ajudar muito nisso”, destacou a diretora administrativa financeira da secretaria da Proteção e Defesa Civil, Régia Panceri.

Durante a missão, os especialistas visitarão localidades no Vale do Itajaí, uma das regiões mais impactadas por desastres naturais no estado. A imersão em campo permitirá que eles conheçam de perto a realidade local, avaliem as soluções já implementadas e identifiquem novas alternativas, incluindo tecnologias avançadas e metodologias inovadoras, como as chamadas “soluções baseadas na natureza”.

Algumas das obras do Governo do Estado indicadas no plano original já estão em andamento, como desassoreamentos e pequenas barragens. No entanto, a vinda da equipe japonesa é vista como uma oportunidade de validar as estratégias existentes e considerar novas abordagens. “Queremos discutir com eles se as soluções propostas no passado ainda são as mais adequadas ou se há alternativas mais modernas e eficazes. É uma chance de abrir a mente e trazer um novo fôlego técnico para a equipe”, afirmou Régia Panceri.