Santa Catarina recebe equipamentos para o enfrentamento da epidemia do crack e outras drogas
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) receberá nesta sexta-feira, dia 21, equipamentos de proteção e operacionais previstos no programa ‘Crack, é possível vencer’. Serão entregues quatro bases operacionais móveis, oito viaturas modelo Fiesta, oito motocicletas, 24 capacetes, 200 pistolas de condutividade elétrica (arma de choque) e 600 embalagens de spray de pimenta.
A solenidade será realizada a partir das 14h na Academia da Polícia Militar de Santa Catarina, em Florianópolis, e terá a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. O Estado aderiu ao programa em julho do ano passado. Durante a entrega dos equipamentos outros três municípios catarinenses irão aderir ao programa – Joinville, Blumenau e São José.
Para o secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública, o programa permite um trabalho integrado com foco na prevenção pois, segundo ele, quanto mais o Estado investir nesta área menos irá gastar na repressão. “O crack não é somente um problema de governos, mas sim uma causa social e necessita do envolvimento e compromisso do conjunto de toda a sociedade. Por isso a importância desta parceria já que esta droga têm atingido toda a sociedade, destruindo famílias e criando uma verdadeira legião de zumbis”, declarou Grubba.
As quatro bases móveis a serem instaladas em Florianópolis ficarão em áreas consideradas de maior concentração de uso de crack. Duas delas serão destinadas ao 4ª Batalhão, que atua na área central e no Sul da Ilha; uma ficará com o 21º Batalhão, no Norte da Ilha, e a outra no 22º Batalhão, no Continente.
Para atuar nas bases móveis da Capital já foram capacitados 145 profissionais de segurança pública e 17 policiais militares, que trabalham especificamente com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Outras três cidades irão aderir ao programa nesta sexta-feira. Juntos irão receber investimentos na ordem de R$ 7,9 milhões para a aquisição de quatro bases móveis e equipamentos de proteção e operacionais. Das quatro bases móveis a serem entregues em 2014, Joinville receberá duas, enquanto que os municípios de Blumenau e São José recebem uma base, cada um.
Serviço:
O quê: Entrega de quatro bases móveis e adesão de três municípios ao Programa Crack, é Possível Vencer.
Quando: 21 de junho (sexta-feira) a partir das 14h
Onde: Academia da Polícia Militar de Santa Catarina, localizada na Rua Madre Benvenuta, 265, Trindade.
Informações adicionais:
Jornalista João Carlos Mendonça Santos
Fones: (48) 3251.1116/8843.7615
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br