Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Santa Catarina recebe doses...

Santa Catarina recebe doses da vacina contra a varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), recebeu na tarde desta quarta-feira, 15, um quantitativo de 984 doses da vacina MVA-BN Jynneos mpox. A população-alvo a ser vacinada é bem específica. Desta forma, a Secretaria está alinhando, em conjunto com os municípios catarinenses, a estratégia que será adotada para alcançar o público-alvo. As doses só serão distribuídas após o alinhamento.

De acordo com o Ministério da Saúde, o principal objetivo da aplicação desta vacina é interromper a transmissão de pessoa a pessoa, em situações bem estabelecidas. A aplicação em massa, segundo o órgão federal, não é recomendada. Sendo assim, a vacinação ocorrerá em duas categorias, de pré e pós-exposição à doença:

Vacinação pré-exposição

  • Pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses;
  • Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

Vacinação pós-exposição

  • Pessoas com idade entre 18 e 49 anos que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para varíola dos macacos, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS. Nesta situação, o contato deve tomar a dose até 14 dias após a exposição. No entanto, a maior efetividade da estratégia pós-exposição se dá nos quatro primeiros dias após a exposição.

Critérios de exclusão para vacinação em situação de pré e pós-exposição

  • Pessoas com alguma contraindicação à vacinação ou que já tenham sido diagnosticadas com a doença e/ou apresentarem lesão suspeita de mpox no momento da vacinação.

O esquema de vacinação é de duas doses, com um intervalo de quatro semanas (28 dias) entre elas.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support