Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Santa Catarina recebe Curso...

Santa Catarina recebe Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

Fotos: Divulgação / SSP

As Forças de Segurança de Santa Catarina — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica — estão reunidas em Florianópolis para a 27ª edição do Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

A iniciativa tem o objetivo de capacitar integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para adquirirem os conhecimentos necessários e atuarem no enfrentamento (prevenção e combate) da violência contra a mulher.

O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e realizado no Estado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) com as forças de Segurança.

Na manhã desta segunda-feira, 26, houve a abertura, na Academia da Polícia Civil (Acadepol). O diretor da Acadepol, delegado André Bermudez, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a integração entre as forças no estado.

Em seguida, os presentes ouviram a coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs) da Polícia Civil em Santa Catarina, delegada Patrícia Zimmermann D´Ávila. A palestra de abertura foi sobre o “Panorama Geral da Situação de Violência Doméstica e Familiar no Brasil” com a professora Rosana Morgado Paiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Participam 40 integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e Guarda Municipal de Florianópolis. Serão 40 horas aula da capacitação até sexta-feira, 30.

Discutir ideias e dificuldades

Para a coordenadora das DPCAMIs em SC e coordenadora da 27ª Edição do Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, delegada Patrícia Zimmermann D´Ávila, o evento tem como vantagem a união de todas as forças de Segurança num momento de capacitação única, onde há conversa e discussão de novas ideias e também de dificuldades no desafio do atendimento às mulheres vítimas de violência.

“Esse ano, apenas 15% das mulheres vítimas de feminicídios no estado contavam com boletim de ocorrência contra o seu agressor. Esse é um desafio que faz com que as mulheres morram nas mãos de companheiros, ex-companheiros, filhos, filhas, netos. A gente precisa chegar até essas vítimas, melhorar o nosso atendimento e vencer esse desafio que é o convencimento dessas vítimas que estão numa situação de violência e precisam procurar as forças de Segurança”, destaca a coordenadora.

A coordenadora de Ensino a Distância da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Senasp, Tainara Leria da Silveira, explica que o objetivo é realizar este ano 300 capacitações como essa no Brasil.

“Santa Catarina nos acolheu muito bem, com uma bela estrutura e com dedicação para esse curso acontecer aqui. Teremos uma temática muito importante para os profissionais da segurança pública poderem aplicar e multiplicar conhecimentos aos profissionais que atuam na ponta”, ressaltou.

Diogo Vargas
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC)
(48) 3665-8183
(48) 3665-8393
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support