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Santa Catarina promove capacitação para coordenadores do Censo Escolar na rede estadual

Censo escolar

Os Coordenadores do Censo Escolar nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e no Instituto Estadual de Educação (IEE) de Santa Catarina estiveram reunidos em uma capacitação para avaliar o período de coleta do Censo Escolar 2024, nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6 de setembro. Com foco na identificação de ajustes necessários durante o período de retificação, previsto para iniciar na segunda quinzena de setembro, a iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SED) buscou ainda orientar sobre as verificações e providências dos Relatórios Gerenciais e do Módulo de Confirmação de Matrícula.

Os coordenadores são os agentes responsáveis pela orientação e acompanhamento do processo censitário, em âmbito regional e nas unidades escolares. Eles atuam como multiplicadores, auxiliando as demais redes de ensino para as atividades de acompanhamento, verificações e correções necessárias do principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica no Brasil.

O Censo Escolar abrange Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todas as informações coletadas são utilizadas para traçar um panorama nacional da Educação Básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas educacionais.

“A capacitação é uma atividade constante em todas as áreas da educação de Santa Catarina. Esse é um pedido sempre reforçado pelo nosso governador Jorginho Mello e, com os dados fornecidos pelo Censo Escolar, conseguimos ter uma avaliação melhor sobre quais setores necessitam de maior atenção”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

A avaliação institucional das escolas estaduais também foi abordada ao longo dos dois dias de capacitação. Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, a comunidade escolar poderá participar dessa avaliação das unidades escolares, que é divida em quatro eixos: Políticas Pedagógicas, Clima Organizacional, Infraestrutura e Política de Gestão.

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Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

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