Santa Catarina preside nova reunião de Fórum Nacional de Relações Internacionais
O Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Relações Internacionais (Fórum RI 27) se reunirá pela quarta vez entre os dias 29 e 30 de agosto em Belo Horizonte. A reunião será organizada pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) de Santa Catarina, que ocupa a presidência rotativa do Fórum, em parceria com a Assessoria Internacional do Governo de Minas Gerais, anfitriã do evento. A pauta colocará em debate o regimento interno do Fórum e a proposta de decreto federal para cooperação descentralizada. Também será formalizada a entrada de novos estados membros.
Segundo o secretário da SAI e presidente do Fórum RI 27, Carlos Adauto Virmond, a reunião contribuirá para a consolidação do Fórum. “O regimento interno ampliará a legitimidade do Fórum RI 27 como grupo principal de discussão sobre as formas de atuação internacional das unidades federadas brasileiras”, avaliou. Ainda de acordo com Virmond, este avanço resultará a adesão de todos os estados ao Fórum.
O Fórum RI 27 é composto por representantes dos estados do Acre, Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal. Na reunião em Belo Horizonte serão formalizadas a entrada dos estados de Amazonas, Espirito Santo, Maranhão e São Paulo.
Dentre da atuação internacional, os entes federados brasileiros firmam cooperações técnicas com entidades de outros países. Agora, a Agência Brasileira de Cooperação pretende rever os procedimentos para o estabelecimento destas cooperações. “Os membros do Fórum RI 27 analisarão os pontos da proposta de cooperação descentralizada, e as atribuições e competências constitucionais dos entes subnacionais neste assunto para que possamos nos posicionar e dar a nossa contribuição ao Governo Federal”, prevê Virmond.
Visitas técnicas
No dia 30, a programação da reunião conta com a apresentação do governo local sobre a participação social como estratégia de governança e internacionalização de Minas Gerais. Os participantes do Fórum RI 27 também conhecerão o Startups and Entrepreneuship Ecosystem Development, projeto com modelo de fomento público único no país, pelo qual empreendimentos em fase inicial de todo o mundo são estimulados ao fazer negócios em Minas Gerais. Outro programa que será visitado é o + Gastronomia, cujo objetivo é preservar as traduções culinárias mineiras, estimulando as exportações dos produtos gastronômicos.
Na quinta-feira, 31, os representantes de Santa Catarina visitarão o parque tecnológico de Belo Horizonte BH-TEC e Associação Comercial e Empresarial de Minas, onde está prevista uma explanação sobre programa Internacionaliza BH. “Conhecer os projetos e iniciativa de internacionalização em outros estados nos ajudam a identificar formas de ampliar a internacionalização de Santa Catarina e nos mantem atualizados com as práticas da área internacional bem-sucedidas realizadas no Brasil”, concluir o secretário da SAI.
Além do secretário Carlos Adauto Virmond, a equipe da SAI na reunião é formada pela diretora de Missões, Recepções e Eventos em exercício e secretária-geral do Fórum RI 27, Alice Borba; e pelo consultor de Articulação Internacional, Rafael da Silva Paulo.
Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
E-mail: rafael@sai.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2214 / (48) 99952-4504