Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Santa Catarina pede apoio...

Santa Catarina pede apoio aos pescadores e maricultores para prevenção à Gripe Aviária

Após a notificação de casos da Influenza Aviária altamente contagiosa na América do Norte e em países como Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Chile, o Governo do Estado está pedindo apoio aos pescadores e maricultores para ajudar na prevenção à Gripe Aviária.

A doença afeta aves silvestres e domésticas e pode ser transmitida pelo ar, água, alimentos, materiais e pessoas contaminadas e pelo contato com aves doentes. Quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos leva a altas taxas de mortalidade.

Caso encontrem aves doentes ou mortas nas praias e encostas, os produtores podem contactar a Cidasc pelo telefone 0800-6439300.

O secretário da Agricultura, Ricardo Miotto, reforça algumas orientações para o caso de localizar animais com sintomas da doença:

SONORA

Para todos aqueles que criam aves, é importante evitar o contato entre elas e outros animais, especialmente aves silvestres ou de vida livre, além de restringir o acesso de visitantes aos aviários.

Os funcionários devem utilizar roupas exclusivas para ingressar no aviário e os veículos que circulam pelo local devem ser limpos e desinfetados antes da entrada e na saída dos estabelecimentos.