Santa Catarina passa a contar com 202 novas policiais militares
Foto: Neiva Daltrozo/Secom
>>Mais fotos para download na Galeria
Cerimônias em Florianópolis, Canoinhas e São Miguel do Oeste oficializaram na manhã desta sexta-feira, 8, a formatura de 202 novas policiais militares que passam a atender diferentes regiões do Estado.
O maior grupo, com 136 profissionais que vão trabalhar nas regiões de Florianópolis, Tubarão, Lages e Vale do Itajaí, participou da cerimônia na Capital. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e do comandante-geral da Polícia Militar de SC, coronel Valdemir Cabral, entre outras autoridades.
Em Canoinhas, a formatura reuniu mais 34 novas policiais e, em São Miguel do Oeste, outras 32 profissionais.
“É um momento diferenciado na Polícia Militar, pela primeira vez temos a inclusão de um grupo tão grande de mulheres na corporação. A partir da próxima semana, estas policiais já estarão nas ruas, fazendo policiamento ostensivo e preventivo”, destacou o coronel Valdemir Cabral.
O comandante ressaltou, ainda, o histórico da presença feminina na PM. “As mulheres já conquistaram seu espaço, pela competência que demonstraram desde 1983, quando a primeira turma de policiais femininas ingressou na corporação. De lá para cá, elas ganharam seu espaço demonstrando eficiência no trabalho. E cada vez mais estarão presentes seja nos quartéis ou nas ruas. Hoje temos mulheres também em tropas especiais, como o Bope e o Choque”, explicou.
As novas policiais se formaram após concluírem 1.445 horas/aula de instruções, distribuídas ao longo de 35 semanas de curso, onde tiveram aulas de Legislação, Técnicas de Policiamento Ostensivo, Defesa Pessoal, Ética e Relacionamento Interpessoal, entre outras. As alunas passaram por testes de inteligência, provas físicas e exames psicológicos.
Na formatura desta sexta, cada policial também recebeu seu kit de proteção individual, composto por equipamentos como colete de proteção balística, pistola, cinto de guarnição, algema e espargidor de gás de pimenta.
O nome escolhido para a turma de formandas foi Ivane Fretta Moreira, que faleceu em julho de 2013. Ivane era mulher do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira.
Entre junho e julho deste ano, a Polícia Militar realizou outros três atos de formatura que, juntos, somaram um reforço de 852 novos soldados atuando no Estado, entre homens e mulheres. Com as novas formaturas, o atual efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina passa para cerca de 11.500 policiais. E um novo concurso público, com 500 novas vagas, já foi autorizado pelo governador Raimundo Colombo. O edital está em fase de elaboração.
Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC