Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Santa Catarina tem o...

Santa Catarina tem o maior crescimento em inscrições para o Enem entre os estados do Sul

O número de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 teve um crescimento de 20,6% em relação ao ano passado. Foram 7,8 milhões de inscritos. Santa Catarina apresentou o maior crescimento em 2013 em relação aos estados do Sul do Brasil, com um aumento de 23,81%, seguido do Paraná, que obteve um aumento de 23,43%, e o Rio Grande do Sul, com 12,9%.

Segundo o assessor da Gerência de Educação Profissional (Gedup), Renato Kock Nunes, este crescimento se deve por uma série de motivos, como o amplo trabalho de divulgação que a Secretaria de Estado da Educação (SED) promoveu junto às unidades escolares repassando orientações da importância da prova.

 “Outras razões são a volta de estudantes que estavam fora da escola e têm no Enem a oportunidade da certificação do segundo grau, e o aumento da oferta de vagas para cotistas nas universidades federais a partir de 2014, quando 25% das vagas de todos os cursos serão reservadas para alunos de escolas públicas (em 2013, o percentual era de 12,5%) ”, afirmou.

Em todo o país, a maior faixa etária de inscritos foi de 21 a 30 anos, com 30%. Em seguida, o grupo de pessoas maiores de 30 anos, que foi de 15% do total de inscritos do Enem. Dos mais de 7,8 milhões de inscritos, 4, 5 milhões já concluíram o ensino médio, enquanto cerca de 1,6 milhão concluirão em 2013. 

O Enem será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. O desempenho no exame pode ser usado para classificação no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Uma boa nota no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos.

Informações adicionais:
Edinéia Rauta
Secretaria de Estado da Educação 
E-mai:  imprensa@sed.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5084 ou 3664-0161

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support