Santa Catarina lança versão brasileira de campanha de prevenção à Peste Suína Africana
Descrição do áudio:
Em uma parceria inédita, o Governo de Santa Catarina e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura lançaram, nesta segunda, 13, a versão brasileira da campanha de prevenção à Peste Suína Africana.
A animação “Seja um Produtor Campeão”, disponível no Youtube da Secretaria de Estado da da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e da Organização, é direcionada a pequenos produtores e produtores independentes de todo o país. Foi criada pelo Centro de Emergências para Doenças Animais Transfronteiriças da Organização e traduzida para o português pela Secretaria da Agricultura.
Maior produtor e exportador nacional de carne suína, Santa Catarina é reconhecido internacionalmente pelo cuidado com a saúde animal. O secretário da Agricultura, Ricardo Miotto, lembra que o controle da doença envolve a divulgação de informações corretas:
SONORA
A suinocultura é um dos principais motores da economia catarinense. Em 2021, o estado exportou 578,5 mil toneladas de carne suína para 67 países. No último ano, o estado ampliou em 19% o faturamento com as vendas internacionais, fechando com US$ 1,4 bilhão em receitas.
A peste suína africana é uma doença viral sem riscos à saúde humana, mas pode dizimar criações de suínos. A doença é altamente transmissível, com elevadas taxas de mortalidade e morbidade, sendo uma das mais prejudiciais para o comércio internacional de produtos suínos.
Entre os países afetados estão a República Dominicana e o Haiti, onde foi registrado o primeiro caso da doença no continente americano desde a década de 80. A última ocorrência no Brasil foi registrada em 1981 e, desde 84, o país é livre de peste suína africana.
Duração: 2 min 26 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com