Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Santa Catarina lança Observatório...

Santa Catarina lança Observatório Agro para acompanhar as tendências do setor rural

O setor rural de Santa Catarina acaba de ganhar uma ferramenta para acompanhar de perto o desempenho e as tendências do agronegócio e do desenvolvimento rural. Lançado nesta sexta, dia 9, o Observatório Agro Catarinense nasce como um ambiente inovador, onde produtores, iniciativa privada e poder público terão uma visão ampla da agropecuária e das transformações do espaço rural. A gestão e responsabilidade técnica do Observatório é da Epagri.

O principal canal de acesso aos conteúdos é o site www.observatorioagro.sc.gov.br, lançado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e pela Epagri. Trata-se de um canal com painéis interativos, mapas, gráficos e conteúdos específicos sobre cada área, que irá transformar a maneira que o Governo do Estado produz e entrega informações para o setor.

O portal é resultado da primeira fase de implantação do Observatório. Novas funcionalidades serão implementadas em mais duas etapas. A perspectiva é que o Observatório esteja em total funcionamento até o final de 2024.

O Observatório Agro Catarinense tem como alicerce quatro elementos: espaço físico estruturado, adoção de tecnologias de ponta, disponibilidade de recursos humanos multidisciplinares de alta qualificação e incorporação da cultura de tomada de decisões orientada por dados. A estrutura de big data voltada ao setor rural será mais um diferencial do estado na geração de inovações e no aprimoramento de políticas públicas de desenvolvimento rural.

O secretário da Agricultura, Ricardo Miotto, ressalta que o Observatório vai preencher uma lacuna importante na comunicação sobre os dados do agro catarinense:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support