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Santa Catarina lança iniciativa de transporte costeiro com planador elétrico de alta velocidade

Foto: Leo Munhoz / SECOM

O Governo de Santa Catarina oficializou nesta terça-feira, 18, o início de um projeto para posicionar o Estado como um polo inovador em transporte costeiro avançado e no desenvolvimento de um novo modal, com o planador elétrico. A Iniciativa Seaglider Brasil foi firmada em dezembro de 2024, em um Memorando de Entendimento entre o estado, a empresa líder em tecnologia seaglider Regent Craft, dos Estados Unidos, e a INNX, consultoria representante da empresa no Brasil. O evento foi realizado na FIESC e reuniu lideranças de governo, prefeituras, Marinha e empresas do setor privado, com interesses em mobilidade costeira e aérea.

O acordo foi firmado por meio da Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI) e prevê estabelecer uma estrutura para desenvolvimento, implementação e operação de planadores marítimos nas regiões costeiras de Santa Catarina, como um modo de transporte sustentável e eficiente para melhorar a conectividade entre cidades e promover crescimento econômico. O secretário adjunto da SAI, Emerson Pereira, pontuou alguns fatores para a parceria com a Regent.

“Esta iniciativa reflete a visão do governador Jorginho Mello de olhar para a inovação no mundo, identificar as oportunidades globais e manter nosso estado na vanguarda. Nos orgulhamos do nosso legado em portos e aeroportos para a integração global, vamos chegar aos 10 milhões de habitantes até 2067, superando os outros estados do Brasil em crescimento populacional. Não vamos superar os nossos desafios apenas com soluções tradicionais. É o que a vocação inovadora vem nos ensinando até aqui”.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Governo volta atenção para diferentes modais

O secretário adjunto de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, ressaltou a atenção do governador Jorginho Mello ao tema dos modais de transporte e indicou que a Regent escolheu o estado certo para desenvolver a Iniciativa Seaglider no Brasil.

“Hoje temos uma secretaria dedicada aos modais aeroportuários e portuários, para dar atenção aos investimentos na área. Queremos contar com uma realidade de aviação regional, alcançar o interior do estado. E, tratando-se da aviação costeira, o seaglider irá somar e não competir. O estudo de viabilidade econômica irá revelar os meios de integração. É uma nova tecnologia que estamos discutindo porque precisamos pensar o futuro agora”, destacou.

Santa Catarina atraiu os parceiros americanos por sua posição geográfica estratégica e a vocação para a inovação, tornando-se um ambiente propício para a adoção e desenvolvimento de tecnologias de ponta. A iniciativa irá envolver importantes parcerias do setor privado e acadêmico, instituições de pesquisa e empresas comprometidas com a transformação do setor de transporte.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

O que são os seagliders?

Os seagliders são veículos marítimos híbridos que combinam as vantagens de embarcações tradicionais com a tecnologia da aviação para oferecer um transporte altamente eficiente e sustentável. Desenvolvidos pela empresa Regent, esses veículos utilizam a tecnologia de efeito solo (wing-in-ground effect), que lhes permite deslizar sobre a superfície da água em alta velocidade, reduzindo o consumo de energia e aumentando a estabilidade da viagem. Estes veículos são uma alternativa ágil e ambientalmente responsável para o deslocamento de passageiros e cargas.

Atualmente, os seagliders estão em fase de desenvolvimento e testes, com previsão de entrada em operação comercial até 2028. Os modelos projetados pela Regent podem atingir velocidades de até 290 km/h e operar com alcance de até 290 km com uma única carga de bateria elétrica. Além disso, são totalmente elétricos, garantindo emissões zero e um impacto ambiental reduzido. A tecnologia promete revolucionar o transporte de curta e média distância, conectando cidades costeiras e ilhas com rapidez e eficiência.

Aqui é “Santa California”, diz Mark Neelemann, co-fundador da Azul

Foto: Leo Munhoz / SECOM

O Embaixador Global da Regent e cofundador da Azul Linhas Aéreas, Mark Neelemann, comparou Santa Catarina com o centro da inovação nos Estados Unidos e considera normal o tempo para a adaptação da população a novos modais:

“Sempre percebi Santa Catarina como o estado mais avançado do Brasil. Brinco que é ‘Santa Califórnia’, pela semelhança que tem com o estado americano mais inovador. Florianópolis, Itajaí, outras cidades do litoral, concentram pessoas mais empreendedoras do que em outros lugares do país. Quando abrimos a Azul, poucas pessoas no país estavam voando e tivemos de educá-las e ensinar que voar era seguro e que todo mundo poderia fazer isto. Agora, com Seaglider, meu papel é mostrar ao Brasil que estamos trazendo uma solução que, daqui há 10 anos, vamos olhar para trás e perceber o impacto, como acontece com as grandes inovações.”  

O vice-presidente de Mercado da Regent, Adam Triolo apresentou funcionalidades do barco de 55 pés da Regent, que voa 10 metros acima da linha d’água.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

“O crescimento da população costeira concentra cada vez mais os congestionamentos nestas regiões, e esta é a principal motivação para a criação da Regent. No Brasil, 85% da população vive a até 100 km da costa. Santa Catarina é o quinto local no mundo onde a Iniciativa Seaglider foi aceita pela parceria com o Governo do Estado, e onde podemos revolucionar a navegação e a conectividade costeira, com uma solução avançada de alta velocidade com zero emissão.”

Triolo falou sobre os testes em andamento para que as operações regulamentadas iniciem em 2026 fora do Brasil. Ele citou aplicações de uso já previstas, como em plataformas de petróleo, por forças como Marinha, Bombeiros e Defesa Civil, além de turismo.

Empresa parceira se instalou em Santa Catarina 

O prefeito Robison Coelho explicou a participação da cidade de Itajaí no projeto, onde uma das empresas parceiras, a INNX, já está instalada para pesquisa e relacionamento.

“O projeto é ousado, inovador e muito bem-vindo para Itajaí. A Inxx já está instalada no município, estudando a elaboração de um projeto para que futuramente possamos ter um pier específico para este perfil de embarcação. Vamos apresentar locais estratégicos do município para evoluirmos com a iniciativa”.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Joe Lago, CEO da INNX, pontuou que os próximos passos da iniciativa em Santa Catarina são engajar e interagir com as partes interessadas, para atender suas necessidades e expectativas e “homogeneizar o entendimento regulatório e o controle de riscos, atraindo operadores e investimentos para o projeto de uma rede de planadores marítimos”.

“É exatamente este valor agregado que estamos buscando na indústria nacional para sermos mais competitivos. É esse tipo de iniciativa, que integra o desenvolvimento,  tecnológico, econômico, a questão da infraestrutura logística e da mobilidade, que pode evitar que acabemos caindo em um contexto de crescimento desordenado, defendeu José Eduardo Fiates, Diretor de Inovação e Competitividade na FIESC.

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Escrito por:

ASCOM | SAI

Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Internacional

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