Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Santa Catarina irá sediar...

Santa Catarina irá sediar a 2ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro

O Estado de Santa Catarina irá sediar pela segunda vez a 2 ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro, que acontece de 24 a 26 de julho no Centro de
Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópoli. O evento reunirá em um único espaço os produtos fabricados pelos reeducandos dentro das unidades prisionais catarinenses e de todo o país.

Santa Catarina foi escolhida para sediar e organizar o evento pela segunda vez porque é referência nacional em número de presos que trabalham e porque tem um importante trabalho de ressocialização, considerado modelo no Brasil e em outros países, além do sucesso da experiência na 1ª Mostra Laboral,  realizada em 2015.

Interação

Este ano o evento terá um grande diferencial: a exposição de produtos e as palestras vão ocorrer no mesmo local, permitindo assim que todos acompanhem os debates e as discussões, interagindo de forma participativa no mesmo ambiente.

Estarão expostos móveis, estofados, camas, roupas, eletrodomésticos, ventiladores, grill para cozinhas, bicicletas, chuveiros, cortinas, flores, janelas de alumínio, tapetes artesanais, lajotas, lâmpadas, tintas, motores e telefones desenvolvidos  nas unidades prisionais do país.

Programação

A comissão organizadora da 2ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro, composta por representantes da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC-SC), Departamento Estadual de Administração Prisional (DEAP-SC) e Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), vinculado ao Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP), já finalizou a programação que acontece durante dois dias e que contará com representantes dos 27 estados da federação.

Já está confirmada uma feira com exposição de produtos, seminários sobre a ressocialização por meio da reabilitação socioeconômica, a inclusão no mercado de trabalho e a qualificação profissional proporcionadas às pessoas privadas de liberdade, além de debates com experiências internacionais sobre a ressocialização, como o exemplo da Noruega, que conta com 100% dos presos trabalhando e com a menor taxa de reincidência mundial com. Também está sendo organizada uma série de palestras estruturantes para elaboração do Manual Laboral do Sistema Prisional Brasileiro.

No mesmo dia de abertura da Mostra, 24 de julho, Santa Catarina também irá sediar a reunião do Conselho Nacional de Secretários da Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ).

1ª Mostra

A 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro aconteceu em 2015 no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. sendo inspirada na Primeira
Mostra Laboral do Sistema Prisional Catarinense que foi realizada de forma inédita, também em Florianópolis, com organização da Secretaria da Justiça e Cidadania e pelo DEAP (Departamento Estadual de Administração Prisional). Pela primeira vez o público conheceu os produtos fabricados por apenados catarinenses, resultado da parceria com empresas e organizações que oferecem oportunidade de trabalho e renda no sistema prisional do Estado.

Serviço: 
2ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro
Abertura: 24/07/18 – 19h30
Exposições e palestras: 25 e 26/07/18 – das 8h às 18h
Reunião do CONSEJ -24/07/18 – das 9h às 17h

Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br