Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Santa Catarina inicia movimento...

Santa Catarina inicia movimento para discussão da BNCC na terça-feira

O “Dia D” é uma mobilização nacional, de iniciativa do Ministério da Educação com apoio da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação (Consed), promovida pelas unidades de ensino públicas e particulares, com intuito de discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Santa Catarina, a ação inicia nesta terça-feira, 6, e terá como ponto alto o dia 20 de março, como Dia D envolvendo toda a comunidade escolar.

A Secretaria de Estado da Educação (SED), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-SC) estão engajados na organização do movimento no Estado, encaminhando orientações aos municípios sobre a articulação nas escolas. A proposta estadual é iniciar o movimento na terça-feira, 6, com mobilização de planejamento das ações nas unidades de ensino, a partir das instruções fornecidas pelas entidades, para o Dia D, 20 de março.

De acordo com a coordenadora da BNCC na SED, Júlia Siqueira, o regime de colaboração entre as diferentes entidades tem feito a diferença nesta mobilização. “Todas as entidades educacionais estão envolvidas no processo de organização para a grande mobilização do Dia D, que será marcada pela troca de conhecimento sobre a BNCC homologada e o plano de trabalho que Santa Catarina está desenhando para a implantação de base a partir de 2019”, destaca.

Foi disponibilizado conteúdo de caráter sugestivo para auxiliar as Secretarias de Educação e escolas na realização desse movimento. Cada unidade poderá planejar as estratégias de acordo com a realidade local, podendo utilizar o material completo ou parte dele. A ideia é que a BNCC possa ser conhecida e estudada por todos que fazem parte da comunidade escolar, secretários municipais e Estadual de Educação, diretores de escola, equipe pedagógica, professores, pais e alunos, ampliando, assim, as discussões sobre o documento final, homologado em dezembro de 2017, que refletirá na construção de um novo currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

“Esperamos que, com o nosso incentivo, se faça um Dia D de peso em Santa Catarina. Que as unidades estejam empenhadas para que o conhecimento chegue ao alcance do maior número de pessoas possíveis. Queremos a participação de todos nessa mobilização para implementação da BNCC no estado, pois a construção do currículo impactará a vida de milhares de estudantes e, consequentemente, dos envolvidos com a educação dessas crianças e jovens”, conclui o presidente da Undime-SC, Roque Antônio Mattei.

Entenda o Dia D

O Ministério da Educação propôs o dia 6 de março, como data referência, para mobilização da BNCC em todo território nacional. Porém, a decisão final para realização do movimento fica a critério dos estados.

Em Santa Cataria, após reunião realizada na quarta-feira, 28, com representantes das entidades educacionais, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, foi deliberado o início do movimento no dia 6 com o planejamento das ações nas escolas, em preparação para o dia 20, data definida para realização do “Dia D” nas escolas estaduais, municipais e particulares de Santa Catarina.

Para ter acesso ao material elaborado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Undime e Consed, visualize os links abaixo.

  1. 1. Orientações para o Dia D 
  2. 2. Roteiro guiado
  3. 3. Apresentação – PDF e PPT
  4. 4. Apresentação Atividade Extra – PDFPPT 
  5. 5. Panfleto  
  6. 6. Vídeo tutorial dos materiais para o Dia D
  7. 7. Documento da BNCC

Sobre BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Em Santa Catarina, a SED juntamente com a Undime-SC realizará, ao longo deste ano, estudos para adaptação da Base Nacional Comum Curricular com a Proposta Curricular de Santa Catarina e, assim, definir o currículo a ser trabalhado nas unidades de ensino catarinenses. É preciso ajustar a proposta estadual com a Base Nacional aprovada. Após esta definição, serão ministradas formações com os profissionais das Regionais e escolas estaduais para o novo currículo ser aplicado a partir de 2019. Destacamos que a BNCC já aprovada é referente ao Ensino Fundamental. A base para o Ensino Médio ainda está em processo de construção.

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 9-9980-3136
Site: www.sed.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support